Os 111 brasileiros, deportados dos Estados Unidos, chegaram no fim da tarde desta sexta-feira (7) ao Aeroporto Internacional de Fortaleza. Diferente do primeiro voo de deportados, dia 25 último, no Aeroporto de Manaus, os brasileiros desembarcaram na capital cearense sem algemas, apesar do percurso com as algemas, do norte de Louisiana a Fortaleza.
A informação é da secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, que recebeu os deportados. Ela afirmou que as algemas foram retiradas, das mãos e dos pés dos brasileiros, assim que o avião tocou na pista de pouso de Fortaleza.
Socorro França, ex-procuradora-geral de Justiça do Ceará, não informou se as crianças que estavam no voo receberam o mesmo tratamento.
A maior parte dos deportados é de Minas Gerais, quando um voo da Força Aérea Brasileira seguirá para Belo Horizonte ainda nesta noite.
A deportação de imigrantes ilegais nos Estados Unidos foi intensificada em janeiro deste ano, como cumprimento da promessa de campanha do presidente norte-americano Donald Trump.