Categorias: Artigo

“14 de abril: Dia Mundial da Física Quântica” – Por Raimundo Costa

Raimundo Costa é professor da UFC e presidente da Funcap. Foto: Divulgação

“A Funcap exalta a física quântica como pilar das transformações tecnológicas do século XX e base das revoluções computacionais do século XXI”, aponta o professor Raimundo Costa

Confira:

Hoje, 14 de abril, celebramos o Dia Mundial da Física Quântica!

Você sabia que essa data foi escolhida em homenagem à constante de Planck?
No sistema de unidades usado em física de partículas, ela tem o valor aproximado de 4,14 × 10⁻¹⁵ eV·s — e foi esse número (4.14) que inspirou a escolha simbólica do dia 14/04.

A constante leva o nome de Max Planck, físico alemão que lançou as bases da física quântica ao propor, em 1900, que a energia é emitida em pacotes discretos chamados quanta.

Mas o que significa essa unidade? eV·s (elétron-volt vezes segundo) é uma forma de medir ação — conceito fundamental na física quântica. O elétron-volt (eV) representa a energia adquirida por um elétron sob uma diferença de potencial de 1 volt. Multiplicando por segundos, obtemos uma medida que descreve o comportamento e as transições de partículas em escala atômica.

A Funcap exalta a física quântica como pilar das transformações tecnológicas do século XX e base das revoluções computacionais do século XXI.

Tecnologias como a computação quântica, os sensores de precisão e as comunicações ultra seguras já estão sendo desenvolvidas a partir dos princípios da física do mundo microscópico. O futuro está sendo escrito com conhecimento quântico.

No Ceará, a ciência é o caminho – e o amanhã é quântico.

Raimundo Costa é professor e presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais