Fortaleza é sede, até amanhã, de eveto sobre Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas. A realização é do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria da Cultura e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, e acontece no Centro Frei Humberto e na Estação das Artes. O objetivo do encontro é fortalecer o debate sobre políticas públicas culturais voltadas aos povos e comunidades tradicionais, camponesas e originárias.
nesta quinta-feira, a culminância da Conferência acontecerá à noite, com uma grande celebração contando com apresentação do Côco da Mestra Maria de Tiê e do cantador e violeiro Pereira da Viola, na Estação das Artes. Na ocasião, haverá uma mostra de agriculturas e artesanato, contando com uma feira de produtos de povos do campo, de comunidades tradicionais e indígenas e arrecadação de alimentos para a campanha Ceará Sem Fome.
“As Conferências têm um papel fundamental para os processos de participação social, sendo uma oportunidade de formulação e discussão de políticas públicas em um diálogo com a sociedade civil. É uma honra para o Ceará receber esta Conferência Nacional Temática de Cultura de Povos do Campo, Águas e Florestas, oportunidade em que serão abordadas as peculiaridades da cultura do campo, das comunidades tradicionais e povos originários, dos movimentos sociais e suas experiências de cultura nos territórios”, destaca a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Para além do fortalecimento do tema, o encontro visa ouvir as experiências dos participantes e eleger três propostas que serão levadas à 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ªCNC).
4ª CNC
A 4ª edição da Conferência Nacional de Cultura ocorrerá de 4 a 8 de março, em Brasília. Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a atividade é promovida pelo MinC e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
SERVIÇO
*Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445 – São João do Tauape)
*Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
*Programação completa no site da Secult Ceará aqui.