Pelos próximos 10 dias, a Região do Cariri, no Sul do Ceará, a cerca de 500 quilômetros de Fortaleza, será a capital mundial da dança, diante da XV Semana Dança Cariri – Festival Internacional, que acontece a partir desta sexta-feira (14) até o sábado (22), nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato.
A abertura oficial do evento será a partir das 18 horas de amanhã, no Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, que contará ainda com as apresentações de escolas de dança e do espetáculo “Ekesa-Sanko”, solo do bailarino e coreógrafo angolano Dilo Paulo.
Já na manhã desta sexta-feira, a partir das 9h30min, em Juazeiro do Norte, terão início as ações formativas, sendo a primeira atividade a Oficina de Dança de Reisado, com o Mestre Antônio, do Reisado Discípulo de Mestre Pedro (Reisado dos Irmãos), no Instituto de Artes Dança Cariri (IADC).
Ao longo de uma semana a programação acontecerá no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, CCBNB Cariri, SESC Juazeiro do Norte, Instituto de Artes Dança Cariri (IADC), CRAI Cariri e Casa Movimento.
Em cena, 23 espetáculos, entre importantes obras internacionais, nacionais e regionais, e performances. Toda a programação é gratuita e conta com serviços de acessibilidade. Como ações formativas e paralelas, serão quatro oficinas, uma residência artística, palestra, lançamento de livro, Roda de Conversa e Rodada de Negócios.
Entre os destaques do primeiro fim de semana, no sábado (15), o grupo pernambucano Pisada apresenta “Abraço de Urso”, às 18h30, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. No domingo (16), no mesmo horário e local, uma das atrações é a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.
A 15ª edição da Semana Dança Cariri é uma realização do Instituto de Artes Dança Cariri (IADC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio do 1º Edital de Festivais Culturais Calendarizados, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).