Categorias: Artigo

“Segurança Municipal – Poda de árvores”

Plauto de Lima, coronel RR da PMCe, especialista em Segurança Cidadã e Mestre em Políticas Públicas.

Com o título “Segurança Municipal: Poda de árvores”, eis artigo de Plauto de Lima, coronel RR da PMCe, especialista em Segurança Cidadã e Mestre em Planejamento de Políticas Públicas. Ele aborda temas que interessam à municipalidde. 

Confira:

As árvores trazem muitos benefícios a cidade, além de embelezá-la. Cidades bem arborizadas propiciam uma melhoria da estética urbana. A sensação de bem-estar causada pelas árvores no ambiente urbano pode influenciar na diminuição de problemas como estresse e depressão. Além disso, as árvores oferecem sombras, o que pode proporcionar uma sensação de maior conforto em climas quentes. Bairros com muitas árvores tendem a ter temperaturas 4ºC inferiores àqueles observados em áreas não arborizadas. As árvores proporcionam o aumento da umidade, o que contribui ainda mais para o equilíbrio térmico do espaço urbano. Elas também ajudam a diminuir os impactos das enchentes, pois são uma resistência à água que escoa para as baixadas. Ademais, o solo no qual estão plantadas as árvores ajudam a absorver a água das chuvas. Elas também são um abrigo para pássaros, o que pode tornar o ambiente urbano mais agradável.

A qualidade do ar também é beneficiada pelas árvores, pois as folhas das copas acumulam partículas de materiais poluentes, que posteriormente serão levados pelas águas das chuvas. Quanto ao problema da poluição sonora nas grandes cidades, as árvores podem servir de barreira à propagação dos ruídos.

Mas, quando os seus galhos crescem demais, a ponto de cobrir a iluminação pública, câmeras de segurança e semáforos ou quando, em dias de temporal, ocorrem quedas de árvores que danificam os cabos da rede elétrica, elas se tornam um fator de risco, facilitando o cometimento de crimes, infrações ou danos para a população.

A prefeitura é a responsável pela poda de árvores, cabendo-lhe legislar sobre arborização urbana. A realização inadequada de podas em árvores próximas à rede elétrica pode oferecer risco à vida. Caso seja identificado possibilidade de choque elétrico, deve-se fazer imediatamente o desligamento temporário da energia para a execução dessa atividade. Portanto, cabe ao poder público ficar atento a essas situações e providenciar a imediata poda das árvores. Esses serviços também são realizados por qualquer profissional devidamente capacitado e que domine técnicas apropriadas para realizar tais intervenções, desde que autorizado pelo município.

O crime não é um fenômeno casual, fortuito, aleatório, mas seletivo. O criminoso procura o lugar oportuno, o horário ideal, a vítima propícia. É o que chamamos de triângulo da violência. Ou seja, o criminoso age no fator oportunidade. Por isso a importância da prefeitura ficar atenta a esse tipo de situação, aparentemente não relacionada com o aumento de crimes, contudo é um fator de risco ou facilitador para a ação de bandidos.

Se o direito à segurança é tão importante como os demais, e a segurança pode ser considerada um direito fundamental na medida em que garante outros direitos, como o direito à vida e à integridade, aos bens, ao livre desenvolvimento da pessoa, entre outros, o prefeito não pode ignorar a demanda por esse direito legítimo porque não conta com os recursos ou não se sente responsável pela segurança na cidade, até mesmo porque algumas atitudes que previnem a violência não precisam necessariamente utilizar grandes somas financeiras para ser eficaz, e a poda de árvores é um exemplo disso.

*Plauto de Lima,

Coronel RR da PMCe, Especialista em Segurança Cidadã e Mestre em Planejamento de Políticas Públicas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (2)

  • Plauto é filho do Cel Lima um grande ser humano. Conheço de perto o trabalho do Coronel Plauto. Altamente qualificado, não somente na gloriosa polícia militar, como também na área cívil, é dono de um currículo invejável.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais