Categorias: Artigo

“O Planeta Jovem e o Mito da Caverna?”

Mauro Oliveira é professor do IFCE

Com o título “O Planeta Jovem e o Mito da Caverna?”, eis artigo de Mauro Oliveira, professor do IFCE, dedicado à jornalista Marluce Aires.

Confira:

O que esperar no desembarque dos tripulantes do Planeta Jovem II que acontecerá em março 2024, no espetacular Museu da Imagem e do Som (MIS), a exemplo do desembarque fascinante de sua primeira versão na Feira do Conhecimento da SECITECE, em novembro 2022?

Trata-se de uma fantástica experiência, inovadora na metáfora de um planeta imaginário onde jovens são responsáveis por todas as decisões, literalmente tudo em ambiente seguro de experimentação, exercitam a governança no espaço virtual, constroem soluções para problemas trazidos do mundo real, ensinam/ aprendem/ ajudam outros jovens, elaboram um Manifesto sobre o FUTURO … “essa astronave que tentamos pilotar”.

Ao desembarcarem no mundo real, estes jovens tripulantes provavelmente encontrarão no chão batido de onde embarcaram, o mundo real com suas velhas “bocas escancaradas”, esperanças “cheias de dentes”, velhas crenças “esperando a morte chegar”.

Terá valido, então, a pena essa “viagem imaginária” destes jovens tripulantes no Planeta Jovem? Ah! Mas claro que sim porque a “alma não foi pequena” no Planeta Jovens! Nela, os jovens entenderam que em sendo “a vida é a travessia de um rio, não se deve atravessá-la no porão do navio” (muito menos no porão de uma nave! … rsrsrs).

No Planeta JOVEM, os tripulantes entenderam Borges ao se ajoelhar a 300 m da pirâmide, pegar um punhado de areia e ao deixá-lo esvair-se entre seus dedos, nariz empinado dizer: “eu mudei o Saara”

No Planeta JOVEM, os tripulantes entenderam Cervantes quando Quixote de La Mancha balbucia a Sancho: “não fostes tu, mas eu mesmo quem tentou tirar o máximo de mim. É o melhor que um homem pode fazer na vida”.

Ao desembarcarem no velho planeta Terra, esses jovens tripulantes do Planeta Jovens terão um sorriso enigmático de felicidade do Clark Kent ao girar o planeta ao contrário para salvar Lois Lane, a namorada do Super Homem.

Ao desembarcarem no velho planeta Terra, esses jovens dirão que “não são mais os mesmos”, posto que se um dia eles forem tentados a mentir, a humilhar ou a ser injusto com o semelhante eles honrarão o Planeta JOVEM que os fez sapiens de verdade, “Capitães de suas Almas, Donos de seus Destinos” (in Invictus).

E ATENÇÂO: maus políticos, maus gestores, maus cidadãos, maus com a vida… cuidado com esses JOVENS que desembarcam próximo março 2024 no MIS. Eles escaparam da Caverna! Qual? …. kkkkk!

*Mauro Oliveira,

Professor do IFCE.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais