Associação dos Geógrafos do Ceará repudia demolição do Edifício São Pedro

Fachada do San Pedro Hotel, na Praia de Iracema. Foto: Arquivo

A Associação Profissional dos Geógrafos doEstado do Ceará divulgou nota repudiando a demolição do Edifício São Pedro, ação que deve ser tocada pela administração do prefeito de Fortaleza, José Sarto.

Confira:

A Associação Profissional dos Geógrafos do Ceará (progeo-CE) vem a público manifestar sua mais veemente discordância em relação à demolição do Edifício São Pedro , localizado na Praia de Iracema, em Fortaleza.

O Edifício São Pedro é mais do que uma estrutura arquitetônica. É um símbolo do patrimônio histórico e cultural da cidade de Fortaleza.

Ao longo dos anos, tornou-se um espaço de memória para os habitantes locais, testemunhando eventos significativos e fazendo parte da identidade coletiva da comunidade.

A decisão de demolir o Edifício São Pedro representa um equívoco grave, pois desconsidera a importância do patrimônio histórico na construção da identidade de uma cidade.

Além disso, a destruição indiscriminada de espaços históricos compromete a preservação da memória e da cultura local, privando as gerações futuras de um legado valioso.

A Aprogeo-CE reitera a necessidade urgente de preservar e valorizar o patrimônio histórico de Fortaleza, incluindo o edifício São Pedro, como parte essencial da identidade da cidade e como espaços de memória para a população.

Instamos as autoridades competentes a reconsiderarem sua decisão e a adotarem medidas efetivas para a proteção e conservação do patrimônio histórico e cultural de nossa cidade.

Fortaleza, 09 de março de 2024.

*Direção da APROGEO-Ceará

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias