Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“A soberba que precede a demolição”

Mauro Oliveira é professor do IFCE

Com o título “A soberba que precede a demolição”, eis artigo de Mauro Oliveira, professor do IFCE e pesquisador. Ele aborda a polêmica em torno da demolição do Edifício São Pedro, situado na Praia de Iracema, em Fortaleza.

Confira:

Paulo Linhares (ex-secretário da Cultura do Estado) é brilhante e tenho postado nas redes sociais suas excelentes colunas dominicais d’O POVO. Mas discordo, fortemente, do seu estilo em seu artigo desse fim de semana.

Começando doutamente sua análise do caso São Pedro, com rebusco da “L’allégorie du patrimoine”, o que confirma sua respeitada verve, Paulo tropeça no final de seu artigo com a dispensável “soberba que precede a queda” que costuma tentar literatos mais arriscosos. Escreveu ele, hoje …

*“… sei bem que não é exatamente um pedaço importante da história do nosso povo. É apenas de uma franja de uma certa elite econômica e cultural. Chorar o Castelo do Plácido? Uma cópia vagabunda de um original italiano? Chorar o Edifício São Pedro, símbolo dos privilégios de uma elite desmiolada? Poupem minhas lágrimas”*

Imaginem se o mundo derrubasse todos os mosnumentos que são “réplicas” ou ligados às “elites”. É deselegante desdenhar da inteligência do outro. Chega a ser desrespeitoso com quem pensa diferente, como os quase 80 integrantes do manifesto “Não à demolição de São Pedro sem uma auditoria independente”. Não se trata da semântica do contraditório de ideias, mas a falta de cordialidade na argumentação, a falta de estética no trato e a parcialidade na visão. O que os contribuintes pedem, e tem direito, é *transparência nas ações no lugar de truculência em decisões* que lhes interessam. Memória é uma delas.

O Paulo perde, assim, uma chance de enriquecer o necessário debate sobre o patrimônio e a memória tão carentes na sociedade cearense, num oportunismo tacanho incompatível com o que se espera de quem tem o reconhecimento popular de defensor e construtor de marcas indeléveis da Cultura de nosso Estado.

O São Pedro não é *“apenas de uma franja de uma certa elite econômica e cultural.”*

Mauro Oliveira (*a ignorância pragmática é recorrente*).

Professor do IFCE e pesquisador.

COMPARTILHE:

2 respostas

  1. Falou e disse. Esse povo entra com muita soberba em busca de mídia.Mauro está certo.Estou com ele. Entrei no prédio e vi como está .Já desmoronando.Alto risco.

  2. Cada um tem uma visão dos fatos. Há anos a tragédia se anuncia. Deixemos que pensem,que falem mas que a demolição continue.Nunca olharam para São Pedro a não ser os sertanejos pedindo chuva.Entrou na mídia,todo mundo quer beliscar. Uma gaiatice.Eu entrei lá.Eu ví!!

Mais Notícias
SSPDS terá concurso para delegados e Corpo de Bombeiros

SSPDS terá concurso para delegados e Corpo de Bombeiros

O governador Elmano de Freitas (PT) deverá lançar, no segundo semestre deste ano, mais um concurso público na área da Segurança Pública do Estado. A informação foi dadaao Blog do

Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), maior central sindical da Argentina, anunciou, nessa quinta-feira (11), uma greve geral contra o ajuste fiscal feito pelo presidente Javier Milei. A greve está

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 56 milhões

As seis dezenas do concurso 2.711 foram sorteadas na noite desta quinta-feira (11), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e a estimativa para

Funceme abre seleção para novos bolsistas

Funceme abre seleção para novos bolsistas

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) inscreve para o novo processo seletivo que oferecerá Bolsas de Transferência Tecnológica (BTT) no âmbito do Programa de Pesquisa em Ciências

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou, nessa quinta-feira (11), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lira disse que Padilha é um “desafeto pessoal” e “incompetente”.