A Secretaria da Cultura do Ceará vai abrir ao público o “Anexo Bode Ioiô”, vinculado ao Museu do Ceará. Isso ocorrerá a partir da próxima sexta-feira, às 15 horas. Na ocasião, haverá a inauguração oficial da exposição “Museu Pra Quem?”, exibição do querido Bode Ioiô, que volta a Fortaleza depois de passar por restauro, e apresentação da cantora Nayra Costa. As ações integram as iniciativas do projeto “Pensar Museus no Ceará”, da Associação de Amigos do Museu do Ceará, aprovado no Edital de Programação Cultural do Museu do Ceará (Musce).
Esse projeto inclui ainda diversas atividades, como a sessão “História com Cinema”, que é a exibição de documentários seguida de debates com historiadores, e a “Formação em Museus”, realizada em seis municípios cearenses por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/CE).
Bode Ioiô
O Anexo Bode Ioiô conta com o acervo do Museu do Ceará, instituição museológica mais antiga do estado, aberto oficialmente em janeiro de 1933. De acordo com a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, esse é um momento de celebração. “É uma enorme alegria abrir o Anexo Bode Ioiô, após um hiato de quase cinco anos que o Museu do Ceará esteve fechado para as atividades ao público, e disponibilizar à população esse importante acervo, que é extremamente relevante e importante para conhecermos nossa história. O Museu do Ceará é um equipamento que conta nossas diversas histórias, pelas diversas perspectivas e considerando povos que ocuparam, construíram e constroem, até hoje, nosso território”, explica a titular da Secult, Luisa Cela.
O restauro do Bode Ioiô foi efetuado pelo taxidermista e museólogo especializado em história natural, Emerson Boaventura, com atuação há 40 anos no campo. As melhorias propiciadas pelo restauro incluem higienização e esterilização do animal, com retoque, implante e coloração de pelagem, além de inclusão de chifres, orelhas e um novo rabo.
*Conheça a história do Bode Ioiô aqui.
SERVIÇO
*Museu do Ceará –
*Entrada gratuita.
Ver comentários (1)
Vale a pena visitar!