Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vem aí a XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará

Toda a programação da Bienal é gratuita. Foto: Divulgação

Vem aí a XIV A Bienal Internacional de Dança do Ceará. Acontecerá de 28 deste mês a 7 de abril, com atividades em Fortaleza, Paracuru, Pacatuba, Itapipoca e Trairi. O tema desta edição é “Dance no seu tempo”. A abertura contará com a apresentação do espetáculo “Corpos Velhos – pra que servem?”, a partir das 18 horas, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.

Além desse evento, será apresentada “Canto do povo de um lugar”, obra que é fruto da Residência Artística conduzida pelo coreógrafo pernambucano Jorge Garcia com a Escola de Dança de Paracuru. Este trabalho teve primeira versão apresentada na 2ª Bienal Criança, entre março e abril de 2023, como resultado do Percurso de Criação, ação formativa realizada por Jorge Garcia com crianças e adolescentes da Escola de Dança.

Após a programação inicial no Cineteatro São Luiz, a festa de abertura da Bienal de Dança vai dar o pontapé das comemorações de dois anos do Complexo Cultural Estação das Artes, equipamento da Secult CE, gerido pelo Instituto Mirante.

Programação

Em Fortaleza, a Bienal de Dança contará com espetáculos no Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Teatro Dragão do Mar (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) e Teatro B. de Paiva (Hub Cultural Porto Dragão), além dos shows de abertura na Estação das Artes, de masterclasses na Sala de Dança Flávio Sampaio (Hub Cultural Porto Dragão) e no Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, e do Seminário “Envelhecer na Dança – o que perdura nos corpos?”, no Auditório da ADUFC (Sindicato dos Docentes das Universidade Federais do Estado do Ceará).

Em Paracuru, será de 28 a 30 de março, com programação no Centro Cultural Companhia de Dança. Nesta cidade terá início a série de atividades que a bailarina, professora e pesquisadora Rosa Primo realizará durante a Bienal: a palestra “Dança e autismos”, que seguirá para Pacatuba, Trairi e Itapipoca, e, com Jônatas Joca, a Residência Artística “Dança e autismos”, a acontecer nesses três últimos municípios.

Pacatuba receberá a Bienal nos dias 1 e 3 de abril, no Sobrado da Abolição/Centro Cultural Eduardo Campos. Em Itapipoca, será nos dias 4, 5 e 6 de abril, no Círculo Operário. E em Trairi, a Comunidade Educacional Padre Anchieta (CEPAN Ceará) receberá as atividades nos dias 5 e 6 de abril.

A programação detalhada da Bienal de Dança nas cinco cidades poderá ser conferida a partir do dia 10 de março no site da Bienal: bienaldecanca.com. Somente a festa de abertura em Fortaleza será para convidados. O acesso à abertura no Cineteatro São Luiz e toda a programação de espetáculos em Fortaleza será mediante a apresentação de tíquetes gratuitos que serão disponibilizados no site Sympla. As datas de retiradas dos ingressos também serão anunciadas no site neste domingo. Nas demais cidades, será por ordem de chegada, sempre respeitando a capacidade de público de cada espaço.

SERVIÇO

*Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – Centro

*Programação completa- site bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca.

*Mais Informações – bienaldedancace@gmail.com.

*Toda a programação tem acesso gratuito, respeitando a classificação indicativa dos espetáculos e a capacidade de público dos equipamentos.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias