Categorias: Economia

26 empresas do Ceará denunciam fiscalização abusiva nas importações

Crescimento no ano é 3,2%. Foto: Arquivo

Multas abusivas, exigência de extratos bancários de empresas, relatórios de ocorrências sob suspeita, perseguições contra empresários cearenses. As denúncias são relatos de 26 empresas do Ceará que apontam abuso de autoridade por parte de um auditor fiscal na Alfândega do Porto do Mucuripe, em Fortaleza.

Segundo os empresários cearenses, o funcionário da Receita Federal estaria aplicando multas abusivas, ao mesmo tempo em que declara perdimento nas cargas de importações, apesar de todos os impostos serem recolhidos antecipadamente. O servidor já teria sido denunciado junto à Receita Federal, que estaria com as suas ações sendo apuradas.

Os empresários ainda avaliam pedir audiência com o ministro Fernando Haddad e até com o presidente Lula, para uma investigação mais rigorosa sobre o que estaria ocorrendo na Alfândega nos portos do Ceará. Em dezembro último, a imprensa chegou a relatar igual situação no Porto do Pecém, mas não houve manifestação por parte da Receita Federal.

De acordo com os empresários cearenses, se a prática de perseguição continuar, as empresas serão desencorajadas a seguir com as atividades no Porto do Mucuripe e no Porto do Pecém, o que deverá resultar em prejuízos para a economia do Estado, diante do deslocamento das atividades de importação para o Porto de Suape, na Região Metropolitana de Recife.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais