Correios e Governo do Ceará firmam acordo na área da segurança

Acordo é fechado contra ilícitos no fluxo postal. Foto: Divulgação

Os Correios e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) assinaram um acordo de cooperação técnica que tem como prioriadade a promoção de ações na prevenção e repressão de ilícitos no fluxo postal. O acordo foi assinado na sede da SSPDS/CE, em Fortaleza, com a presença da superintendente dos Correios no Ceará, Iranilda Rufino da Costa, do superintendente executivo dos Correios, Leonardo Ogelio, do secretário executivo de ações integradas e estratégicas da SSPDS, delegado Sérgio Pereira dos Santos, do comandante-geral da PM do Ceará, coronel Klênio Sávio Nascimento, e do delegado-geral da Polícia Civil, delegado Márcio Gutiérrez.

Além de coibir o tráfego de ilícitos, como entorpecentes, animais silvestres, moeda falsa e objetos perigosos, a ideia é executar um plano de trabalho conjunto para reprimir ainda crimes contra carteiros. Para que essa integração na área de segurança ocorra, serão planejadas e desenvolvidas ações institucionais e de cooperação abrangendo outras áreas, como recursos humanos, inteligência e tecnologia da informação.

Quinto Estado

O Ceará é o quinto Estado a celebrar acordo dessa natureza, ao lado do Maranhão, da Paraíba, do Piauí e do Tocantins. A expectativa é a expansão gradativa para o restante do País, a fim de estabelecer parcerias que permitam a interação e a troca de informações pelas áreas de inteligência das entidades envolvidas.

Além da parceria com órgãos estaduais de segurança e com a Polícia Federal para prevenir crimes, os Correios retomaram e priorizaram os investimentos em segurança, ao contrário da gestão anterior, que havia reduzido essas ações.

Em 2023, foram R$ 203 milhões investidos em medidas como contratação de escolta, rastreamento de carga e aquisição de equipamentos de segurança.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais