Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

XIX Festival Música da Ibiapaba inscreve para oficinas

Oficinas variadas constam da programação. Foto: Alexia Duarte

Há quase duas décadas, nas férias escolares de julho, centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas, se encontram em Viçosa do Ceará, cidade serrana localizada a cerca de 360 km da capital Fortaleza, para uma semana de música em escolas, teatro, ruas e praças. É lá que, desde 2004, acontece o ‘Mi – Festival Música na Ibiapaba’, evento estruturante da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil.

Para a 19ª edição, que acontecerá de 20 a 27 de julho deste ano, as inscrições estão abertas até 12 de junho no Mapa Cultural do Ceará.

O processo seletivo conta com 700 vagas para 68 atividades formativas, sendo 67 em Viçosa do Ceará, entre oficinas e práticas de grupo. Nos dias 18 e 19, vésperas da programação na cidade serrana, o Festival Mi estará no Sertão Central, com uma oficina na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.

Entre as oficinas principais, por categoria, boa parte é de instrumento musical: Cordas Dedilhadas (violão, guitarra elétrica e contrabaixo elétrico), Teclas (piano popular e sanfona), Percussão (popular e para banda e orquestra), Sopros/madeiras (flauta-doce, flauta transversal, clarinete e saxofone), Sopros/metais (trompete, trompa, trombone e eufônio/tuba) e Cordas Friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico nos níveis iniciante e avançado).

Canto Solista, com foco na música popular, e Regência, para Coral e Banda, também estão entre as oficinas. Mais quatro atividades formativas são destinadas especialmente aos profissionais do ensino da música: O Coro Infantil na Arte-Educação, A Percussão na Arte-Educação, A Musicalização Infantil na Arte-Educação e Musicalização Infantil destinada a crianças da região.

Como parte intrínseca das políticas da Secult, a acessibilidade cultural no Festival Mi é transversal, com o envolvimento de todos. Além de contar com pessoas com deficiência entre professores, artistas e na equipe de coordenação, três oficinas principais são de educação musical para autistas, para pessoas cegas e para pessoas surdas.

Também estão entre as atividades formativas principais do Mi as oficinas de elaboração de projetos e prestação de contas, oficinas de criação musical, direito autoral e arranjo musical, além de oficina de manutenção de instrumentos de sopro e vivência com os Mestres e Mestras da Cultural Popular.

As práticas de grupos são: camerata de violões, grupos de flautas, de choro, big band, orquestra de cordas, orquestra sinfônica, grupo regional, pop rock, banda, grupo de MPB e coral. Entre as oficinas optativas, os participantes poderão escolher atividades como: A música e o cinema na sala de aula, Educação musical – conectando diferentes linguagens, Psicomotricidade aplicada ao aprendizado musical e a oficina de Percussão Corporal.

A seleção e avaliação dos classificados será feita pela Coordenação Pedagógica do Festival Mi e a lista final dos participantes deverá ser anunciada no dia 9 de julho. Esta edição do Mi tem a coordenação geral de Selma Santiago, que compõe o Núcleo Gestor da Secult na área de Políticas para as Artes, e a coordenação pedagógica de Liu Man Ying e Leandro Serafim.

SERVIÇO

*Inscrições no Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/5307/).

*Gratuito.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias
Empregado mantido em ociosidade forçada tem de ser indenizado, decide TST

Empregado mantido em ociosidade forçada tem de ser indenizado, decide TST

Por entender que a empresa atentou contra a integridade psíquica do trabalhador, a 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma indústria de automóveis de São Bernardo do Campo

“Transporte público gratuito: para além de uma intenção, um compromisso com o caucaiense”

“Transporte público gratuito: para além de uma intenção, um compromisso com o caucaiense”

"O acesso de graça ao transporte público está na minha pauta prioritária", aponta o empresário e pré-candidato a prefeito de Caucaia, Naumi Amorim. Confira: Desde que me propus a tornar

Biografia de Chico Buarque será lançada no Cantinho do Frango

Biografia de Chico Buarque será lançada no Cantinho do Frango

Na próxima terça-feira, o Cantinho do Frango celebrará o aniversário de Chico Buarque com lançamento de livro e show. Às 19 horas, o jornalista, crítico musical e escritor carioca Tom

NE fecha primeiro trimestre em 1º do País no índice atividade econômica

NE fecha primeiro trimestre em 1º do País no índice atividade econômica

A economia nordestina, medida pelo índice de atividade IBCR-NE do Banco Central do Brasil (Bacen), avançou 3,2% no 1º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano

Cagece suspende abastecimento de água em Fortaleza e Caucaia na quinta-feira

Cagece suspende abastecimento de água em Fortaleza e Caucaia na quinta-feira

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai suspender, nesta quinta-feira (13), a partir das 6 horas, o abastecimetno de água em Fortaleza e Caucaia (RMF). Isso, porque

Enchentes afetam saúde mental de moradores da capital gaúcha

Enchentes afetam saúde mental de moradores da capital gaúcha

A população de Porto Alegre com renda familiar inferior a R$ 1,5 mil sofre mais com ansiedade, depressão e síndrome de burnout do que as pessoas com renda familiar maior