O 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema terá início a partir das 19 horas deste sábado (13), no Cineteatro São Luiz. A festa começa com uma homenagem à atriz Mariana Ximenes, que receberá o Troféu Eusélio Oliveira.
Além dessa homenagem, haverá a exibição de curtas e longas-metragens num festival que se estenderá até o dia 26 no Cineteatro São Luiz, no Cinema do Dragão e no Hotel Sonata de Iracema, com uma programação que contará, ao todo, com 13 longas-metragens e 29 curtas, entre participantes das mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará, exibições especiais e 14 debates. Toda a programação tem acesso gratuito.
Na solenidade de abertura será exibido o curta–metragem “Cada um na sua tomada”, criação coletiva de 20 crianças e adolescentes, selecionados dentre 100 estudantes da rede pública de ensino de Fortaleza que participaram este ano do Compartilha Animação, projeto que integra a rede de ações de responsabilidade social da Enel Ceará, em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará. Tendo como tema “Segurança da População: Comportamento e Uso da Energia Elétrica”, a produção do filme contou com a orientação do cineasta Telmo Carvalho, especialista em Cinema de Animação.
Após a solenidade de abertura, será exibido “Gravidade” (Ficção. 90’. Brasil. 2025. Première Mundial), filme do pernambucano Leo Tabosa, abrindo a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Seis filmes disputam o Troféu Mucuripe nas categorias: Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, Atuação Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original, Som, Direção de Arte e Prêmio da Crítica. O Melhor Longa da Mostra, eleito pelo Júri Oficial, recebe prêmio no valor de R$ 40 mil, pago sob a forma de recursos para distribuição da obra no Brasil, dentro dos critérios do regulamento.
SERVIÇO
*Mais informações e toda a programação – www.cineceara.com
*Instagram – @cineceara, Facebook
*Toda a programação tem acesso gratuito.