35º Cine Ceará segue com Cinema de Animação e Cine Ceará Itinerante

Filme "Amigão". Foto; Divulgação

Após uma semana intensa de programação e cerimônia de premiação das Mostras Competitivas, encerrada na última sexta-feira, o 35º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema segue durante o mês de outubro com mais três ações: o Cine Ceará Itinerante (4/10 em Pindoretama e 24/10 em Aquiraz), as Mostras Sociais – Melhor Idade (21/10), O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece (22/10) e Acessibilidade (22/10) – , no Cinema do Dragão, em Fortaleza, e a Oficina de Cinema de Animação (20 a 24/10) em escolas públicas de Fortaleza e comunidades indígenas da Região Metropolitana da cidade.

Nesta sexta-feira, o Cine Ceará Itinerante realiza sua primeira sessão ao ar livre na Comunidade de Matriz Africana Ilè Asé Osún Omolu, em Pindoretama, e no dia 24, será na Comunidade Indígena Jenipapo Kanindé, na Lagoa Encantada, em Aquiraz. Em ambas as datas, às 18h30, será exibida a animação “Meu AmigãoZão – O Filme” (dir. Andrés Lieban, Animação, 77 min, 2022).

Já em Fortaleza, as Mostras Sociais acontecem nos dias 21 e 22 de outubro, na Sala 2 do Cinema do Dragão. No dia 21, às 9h, será realizada a Mostra Melhor Idade, com a exibição do documentário “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor” (dir. Alfredo Manevy, Documentário, 96 min, 2023), para o público da terceira idade. No dia seguinte (22), a programação segue com a Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, às 8h30, que também exibirá “Meu AmigãoZão – O Filme”, voltada ao público infantil de escolas públicas da capital. No mesmo dia, às 14h30, será a vez da Mostra Acessibilidade, voltada para pessoas com deficiência e instituições sociais da cidade. A obra exibida ainda será confirmada.

Cinema de Animação

Entre os dias 20 e 24 de outubro, o festival vai realizar oficinas de Cinema de Animação em cinco escolas localizadas em Fortaleza e Região Metropolitana. São elas: Escola Municipal José Alcides Pinto, no bairro Bonsucesso (20/10); Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eugênia de Oliveira, em Maranguape (21/10); EEFM Professor Jociê Caminha de Menezes, na Granja Portugal (22/10); Escola Indígena Anacé Joaquim da Rocha Franco (Pecém), localizada na Grande Aldeia Cauipe (23/10); e Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, situada na Reserva Indígena Taba dos Anacé, no Alto do Garrote (24/10), ambas em Caucaia.

Com mediação do professor e cineasta Telmo Carvalho, os alunos vão aprender sobre a história da animação, as técnicas e os equipamentos básicos utilizados na produção de filmes animados. A parte prática envolverá a criação de um curta-metragem de animação, incluindo as etapas de elaboração do roteiro, criação de personagens e cenários, resultando em um vídeo com aproximadamente um minuto de duração. Ao final da oficina, cada participante receberá uma cópia do filme produzido, um making of e um certificado de conclusão da atividade.

Sinopse dos filmes – Cine CearáItinerante e Mostras Sociais

Meu AmigãoZão – O Filme (Andrés Lieban. Animação. 77′. 2022) | TRAILER

Yuri, Lili e Matt se preparam pra um dia especial e muito aguardado. Mas os sonhos da turma vão por água abaixo quando descobrem que os pais mudaram os planos e agora vão juntos para uma mesma colônia de férias, com várias crianças que eles nunca viram. Juntos, eles vão para o mesmo ônibus e quando estão prestes a embarcar na excursão, os AmigãoZões entram em ação e saem correndo com seus pequenos amigos para dentro do parque. Eles escapam para um lugar fantástico. Mas ali vive Duvi Dudum, uma criatura suspeita que quer ter todos os AmigãoZões só pra ele e acaba distraindo as crianças e levando Golias, Nessa e Bongo para uma ilha distante onde ele esconde muitos outros AmigãoZões. Yuri, Lili e Matt precisam unir as forças e ir em uma jornada cheia de aventura e mistério para salvar seus AmigãoZões. Nessa viagem eles fazem muitos amigos novos que os ajudam a libertar todos os AmigãoZões da ilha do Dudum.

Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor (Alfredo Manev. Documentário. 96′. 2023) | TRAILER

Em Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor, mostra uma vasta pesquisa com arquivos oficiais do próprio Lupicínio, além de depoimentos e entrevistas do Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Elza Soares. Através da faixa “Se acaso você chegasse”, música que fez parte da trilha sonora do clássico hollywoodianos “Dançarina loura” e que teve sua indicação ao Oscar em 1945, é retratada no longa como sendo um marco importante na história do artista já que os produtores do filme americano não pediram a autorização de Lupicínio e também não o creditaram, ele veio receber os direitos autorais anos após o sucesso do filme.

Quem faz o Cine Ceará

O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); da Associação Cultural Cine Ceará; e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados (PNAB); e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta ainda com o apoio do Banco do Nordeste, do Itaú, do Complexo Portuário do Pecém, do Grupo Edson Queiroz, da Freitas e da Dominus Imobiliária e Corretora de Seguros, através da Lei Rouanet. Tem o Apoio Cultural da Enel e Cegás através do Mecenato Estadual. Patrocínio: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Câmara Municipal de Fortaleza.

SERVIÇO

Cine Ceará Itinerante

Hoje, sexta, às 18h30 – Comunidade de Matriz Africana Ilè Asé Osún Omolu (End: Av. Vale Albino 4484 – Pratiús 2, Pindoretama)

24/10 às 18h30 – Povo Indígena Jenipapo Kanindé (End: Lagoa Encantada Comunidade Indigena, sn Iguape, Aquiraz, em frente a casa da cacique pequena)

Mostras Sociais

Local: Cinema do Dragão – Sala 2

21/10 às 09h – Mostra Melhor Idade: Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor (Alfredo Manevy. Documentário. 96′. 2023).

22/10 às 8h30 – Mostra O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece: Meu AmigãoZão – O Filme (Andrés Lieban. Animação. 77′. 2022).

22/10 às 14h30 – Mostra Acessibilidade – à definir.

Oficina de Cinema de Animação

20/10 – EM José Alcides Pinto, em Bonsucesso.

21/10 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eugênia de Oliveira, em Maranguape.

22/10 – EEFM Professor Jociê Caminha de Menezes, na Granja Portugal.

23/10 – Escola Indigena Anacé Joaquim da Rocha Franco (Pecém), na Grande Aldeia Cauípe, em Caucaia.

24/10 – Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, na Reserva Indígena Taba dos Anacé, no Alto do Garrote, em Caucaia.

*Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais