Fortaleza vai receber o professor Rui Vieira Nery, musicólogo e historiador cultural de Portugal, para atividades que ocorrerão terça e quarta-feira próximas. Os eventos, realizados pela Fundação Waldemar Alcântara, em parceria com várias instituições, são uma oportunidade para músicos, literatos, estudantes e comunidade acadêmica. As atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação celebra as relações culturais entre Brasil e Portugal Rui Vieira Nery estará pela primeira vez em Fortaleza.
Na terça-feira, às 16 horas, ocorrerá a conferência “Camões e a Música” na Academia Cearense de Letras, em comemoração aos 130 anos da Academia Cearense de Letras e aos 500 anos de nascimento de Luís de Camões. A expertise de Nery em história da música portuguesa torna-o a figura ideal para explorar essas importantes efemérides.
Já na quarta-feira, às 9h30min , o professor Rui Nery ministrará Aula Magna do Programa de Pós –Graduação em História e do Curso de Música da Uece intitulada “Portugal e Brasil: Quatro Séculos de Trocas Musicais”. Haverá ainda apresentação musical do Grupo de Violoncelos da UFC e uma fala da professora titular aposentada da Uece, Elba Braga Ramalho, sobre a música em Luiz Gonzaga e Alberto Nepomuceno. Essa programação será no auditório do Curso de Música da UECE (Bloco F, Campus do Itaperi) e é destinada a professores, alunos da UECE, UFC e público em geral.
Os eventos contam com o apoio da Academia Cearense de Letras, do Vice-Consulado de Portugal, da Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, do Shopping Benfica, da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Ceará.
Perfil
Rui Vieira Nery é musicólogo e historiador cultural. Doutor em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin. Foi professor do Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa (PT). É Consultor do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian
A vasta obra de Rui Vieira Nery abrange estudos sobre a História da Música Portuguesa, sendo reconhecido com dois Prêmios de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música. Ele também é autor de inúmeros artigos científicos publicados em revistas e obras coletivas especializadas em Portugal e no exterior. Sua expertise é reconhecida internacionalmente, e ele é frequentemente convidado para conferências e palestras em vários países da Europa, Estados Unidos e Brasil.
Além de sua contribuição acadêmica, Rui Vieira Nery é um crítico musical respeitado e colaborou em diversos veículos de mídia.
Ao longo de sua carreira, Rui Vieira Nery ocupou cargos de destaque em diversas instituições culturais em Portugal, como consultor musical da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e Comissário Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Sua dedicação à cultura portuguesa foi reconhecida com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique e a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa.
Com uma trajetória tão vasta e significativa, Rui Vieira Nery continua a ser uma figura central no cenário histórico português, contribuindo ativamente para a preservação e promoção do patrimônio cultural do país.
Programação
Dia 1 – 6 de agosto
– Conferência: “Camões e a Música
– Local: Academia Cearense de Letras – Palácio da Luz (Rua do Rosário, nº. 01, Centro
– Hora: 16h
Dia 2 – 8 de agosto
– “Portugal e Brasil: Quatro Séculos de Trocas Musicais”
Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em História e do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará
Participações especiais:
Grupo de Violoncelos da UFC – Profa. Me. Dora Utermohl de Queiroz
Comunicação: “Música em Luiz Gonzaga e Alberto Nepomuceno” – Profa. Dra. Elba Braga Ramalho
Local: Auditório do Curso de Música da UECE – Bloco F, Campus do Itaperi – Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Itaperi
Hora: 9:30h