O Sindicato das Indústrias de Sorvetes do Estado do Ceará (Sindsorvetes) encerra, nesta quinta-feira, na Casa da Indústria, à 5ª edição da Exposorvetes Ceará, a maior feira da indústria de sorvetes, gelatos e açaí do Norte e Nordeste do Brasil. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou da cerimônia de abertura do evento, que ocorreu nessa quarta, acompanhado do presidente do Sindsorvetes, Edgard Segantini Junior.
A programação segue até a noite desta quinta reunindo mais de 50 empresas expositoras, palestras e momentos de networking entre associados e fornecedores. A Exposorvetes conta com o patrocínio master do SENAI Ceará, além do apoio institucional do Sistema FIEC e SEBRAE Ceará.
O presidente da FIEC ressalta a relevância das empresas de sorvetes para a economia local e nacional. “Segundo dados do Observatório da Indústria, vocês movimentam mais de R$ 100 milhões por ano apenas no Ceará, além de representar 3,1% do PIB nacional nesse setor. É um mercado em franco crescimento, e os associados aqui no Ceará estão cada vez mais fortes, sempre buscando inovação e tecnologia”, concluiu.
Edgard Segantini Junior agradece aos associados e fornecedores pela participação na feira e elogiou a parceria com a FIEC, que tem colaborado com o crescimento dos empreendimentos associados ao Sindsorvetes por meio de cursos e eventos realizados em parceria com as casas SENAI, SESI e IEL.
O presidente do Sindsorvetes também destacou o papel de destaque do estado no crescente mercado sorveteiro no Brasil. “O consumo médio de sorvete no Brasil, que era de 5 a 6 litros por pessoa/ano, passou para 9,1 litros. O Ceará se destaca como o quinto maior mercado do país, com 5,6% de participação. O setor de sorvetes está em plena expansão”, pontuou.
Homenagem
Na solenidade de abertura da Exposorvetes, um momento especial foi a homenagem ao fundador do Sindsorvetes, tenente-coronel de Engenharia reformado do Exército, Affonso Taboza Pereira. Empresário e escritor, Taboza foi diretor da FIEC, presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da FIEC, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (SINDUSCON), diretor do Centro Industrial do Ceará (CIC), conselheiro do SENAI Ceará e membro do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A placa de homenagem foi entregue a Taboza por Ricardo Cavalcante e Edgard Júnior.
“O Affonso já contribuiu para esta Federação como Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Diretor do Centro Industrial, e também participou da CNI em importantes trabalhos na área tributária. Conheço poucas pessoas que passaram por esta casa com a determinação, hombridade e seriedade que Affonso Taboza teve em tudo o que fez pela indústria. Só temos a agradecer e homenageá-lo”, declarou o presidente da FIEC.
Em nome do Sindsorvetes, Edgard Júnior exaltou o pioneirismo e a visão de Affonso Taboza ao organizar sindicalmente os empresários do setor sorveteiro no Ceará. “O Dr. Taboza foi o responsável pela fundação do sindicato. Quando pensamos em fazer uma homenagem, seu nome foi o primeiro que sugeri, por todo o seu trabalho e a influência que ele construiu ao longo de sua trajetória. Agradecemos muito por tudo o que ele fez pelo nosso setor.”
Taboza descreveu o momento como uma grande emoção em sua vida e relembrou sua ligação de 15 anos com as atividades da FIEC, atuando ao lado de sindicatos e em ações voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento econômico. “Gostaria de agradecer pela elegância dessa homenagem, pois nunca imaginei receber algo tão especial. Muito obrigado a todos”, finalizou.