26° Festival Jazz & Blues inscreve para residências artísticas do programa “Música é para a Vida”

Hora de incursionar na linguagem da múscia. Foto: Juvêncio Linhares.

O 26º Festival Jazz & Blues vai realizar, neste ano, mais uma edição do “Música é para a Vida”. Voltado para alunos da rede pública de ensino e alunos de universidades públicas, com idade entre 16 a 23 anos, o programa está com inscrições gratuitas abertas e seguem até segunda-feira proxima.

As residências artísticas do “Música é para a Vida” vão acontecer em Guaramiranga, no período de 24 a 28 de fevereiro, antecedendo a programação artística do 26º Festival Jazz & Blues, que acontecerá de 28 de fevereiro a 4 de março, na cidade serrana cearense, localizada no Maciço de Baturité. Durante o festival, os estudantes participarão de um seminário com palestras voltadas ao setor cultural. Além disso, os grupos formados durante as residências vão realizar apresentações no palco da Cidade Jazz & Blues, como parte da programação do evento.

Realizado desde 2012, por meio da Lei Rouanet, o Programa “Música é para a Vida” vem acompanhando diversas edições do Festival Jazz & Blues, proporcionando amplas ações de formação musical, através de experiências musicais, bate-papo com músicos participantes da programação do evento, oficinas de prática de conjunto e oficinas de fundamentos musicais (teoria, leitura, harmonia e improvisação).

Os professores e as residências artísticas

Com a coordenação pedagógica do flautista Heriberto Porto, professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará e integrante do grupo instrumental Marimbanda, nesta edição, os interessados poderão se inscrever nas seguintes oficinas: “Harmonia universal” e “Prática de conjunto 3” com a multi-instrumentista Carol Panesi, vencedora dos prêmios Profissionais da Música (PPM) e MIMO Instrumental (2018); “Bateria e percussão” e “Prática de conjunto 4” com baterista, compositor, professor e arranjador Rodrigo Digão Braz, que possui formação pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e pelo Conservatório de Tatuí; “Guitarra” e “Prática de conjunto 2” com Fábio Leal, que conta com mais de 28 anos de experiência e desde os 15 anos se dedica à pesquisa de ritmos brasileiros na guitarra, tanto no campo da improvisação quanto da composição; “Violão” e “Teoria e leitura musical” com o violonista, compositor e arte educador Alisson Felix.

Também em “Prática de instrumentos de sopros” e “Aprendendo a aprender: didática musical” com a multi-instrumentista (clarinete e saxofone), compositora e educadora musical Dany Dantas; “Contrabaixo” e “Prática de conjunto 1” com o baixista Juvêncio Linhares, que é graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e tem mais de uma década de experiência como professor; e “Piano e teclado” e “Harmonia funcional e improvisação” com Gabriel Geszti, que é graduado em Música pela Unirio (RJ), onde já atuou como professor de Harmonia e Arranjo. Nesta função, já deu aulas de piano, harmonia, composição, arranjo, percepção musical e prática de conjunto na “Swarnabhoomi School of Music” na Índia.

DETALHE – O 26º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação. Tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará. Festival Integrante da Rede de Festivais do Ceará. Conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, do Banco do Nordeste e da Casa Pio, através da Lei Rouanet, e o apoio cultural da Enel Distribuição e Cegás.

SERVIÇO

*O link para acessar as informações completas e o formulário de inscrições está disponível no site do Festival Jazz & Blues (www.jazzeblues.com.br).

*A lista dos selecionados será divulgada no dia 3 de fevereiro, nas redes sociais do festival.

*Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues].

*Cidade Jazz & Blues: no Estádio Municipal Jean Bardawil – Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais