Com uma exposição de 38 trabalhos de artistas nordestinos e de duas obras do pintor e escultor cearense Descartes Gadelha, que no auge de seus 80 anos acumula premiações com sua linguagem expressionista, o 75º Salão de Abril tem início nesta segunda-feira (1º), a partir das 19 horas, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. A promoção é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).
A exposição seguirá aberta para visitação gratuita, até 29 de junho, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h, quando os visitantes poderão conferir as obras que compõem a edição de 2024 da mostra, entre instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos.
Homenagem a Descartes Gadelha
O renomado artista Descartes Gadelha é o homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.