Categorias: Política

Oficio das marisqueiras pode ser reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Ceará

Larissa Gaspar é deputada estadual pelo PT. Foto: Alece

A deputada estadual Larissa Gaspar (PT) apresentou um projeto de lei instituindo o oficio e a culinária das mulheres marisqueiras do Estado como patrimônio cultural e imaterial do Estado.

Segundo a parlamentar, esse grupo merece todo o reconhecimento, porque produz, gera renda e emprego e contribui para a economia, além de também atuar na preservação do meio amviente.

“Reconhecendo a importância de preservar e promover a cultura e os saberes tradicionais de nosso povo, queremos incentivar o turismo cultural e fortalecer a identidade de nossas comunidades litorâneas”, explica a deputada petista.

Marisqueiras

O trabalho das marisqueiras foi definido oficialmente pela Lei 13.902/19 que inclui a atividade extrativa de mariscos na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca (Lei 11.959/09). Segundo a norma, são consideradas marisqueiras as mulheres que realizam artesanalmente essa atividade em manguezais de maneira contínua, de forma autônoma ou em regime de economia familiar, para sustento próprio ou comercialização de parte da produção.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais