Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

8º Congresso de Jornalismo Ambiental é aberto com País em chamas

Evento acontece no auditório da Unifor. Foto: Divulgação

Foi iniciado nesta quinta-feira, em Fortaleza, na Unifor, o 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. “Um país está em chamas. O Brasil precisa enfrentar a emergência climática”, alertou Dal Marcondes (Envolverde) na abertura do evento, que se estende até sábado.

Também coordenador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), Dal Marcondes observou que “a pauta ambiental é de conexão de conhecimentos. Busca trazer o fato, suas consequências e o necessário para enfrentá-los”. O jornalismo ambiental, segundo ele,
vem oferecendo há muito tempo o fato que pode ocorrer.

Para Dal Marcondes, o Nordeste, visto antes pelo fenômeno da seca, hoje é modelo para o país na forma como lida com o clima semiárido. A realização do evento numa Universidade do Nordeste, na avaliação do jornalista, é importante pelo papel de engajar as novas gerações, com o jornalismo ambiental que envolve jornalismo, ciência e futuro.

Participaram da abertura do evento o coordenador do curso de Jornalismo da Unifor, Wagner Borges, a professora do curso, na Unifor, Maristela Crispim e presidente da Federação Nacional dos Jornalista, Samira de Castro.

Maristela Crispim (EcoNordeste), disse que a realização do Congresso realiza um desafio que há tempos foi colocado pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental para trazer o evento para o Nordeste. Todas palestras que estão sendo transmitidas pelo YouTube, serão gravadas e podem acessadas depois. “A desinformação causa dano maior”, afirmou,

Samira de Castro enfatizou que a pauta ambiental já está na urgência do Brasil, e fez uma recomendação aos jornalistas que cobrem o setor: “Precisamos atuar em rede para nos proteger”. A líder sindical defendeu que o jornalismo ambiental “precisa ser uma pauta, não de nicho, mas que traga as repercussões econômicas, sociais e ambientais do fato”.

(Por Flamínio Araripe, jornalista)

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias