Surge mais um nome na disputa pelo comando da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará. Tata-se da defensora pública Elizabeth Chagas, que acaba de lançar oficialmente sua candidatura ao cargo, ao lado das defensoras Flávia Maria Andrade, para sub defensora, e Renata Peixoto para a Secretaria Executiva – gestão 2026–2027.
Elizabeth já esteve à frente da Defensoria em dois mandatos anteriores e agora traz uma nova proposta de gestão baseada na escuta ativa, na valorização da carreira e no fortalecimento Institucional da DPCE.
Plano de Gestão
“A nossa candidatura nasce do desejo de voltar a seguir fortalecendo a Defensoria Pública com responsabilidade, sensibilidade institucional e diálogo permanente com a população e com quem faz a instituição. Acreditamos que é possível fortalecer a instituição com coragem, estratégias e compromisso social”, afirma Beth Chagas.
A candidatura traz como base um Plano Geral de Gestão cuja construção dá-se a partir da escuta da sociedade e das defensoras e defensores públicos, com contribuições de defensoras, defensores, servidores e colaboradores da instituição.
Outros nomes
Na peleja pelo comando da Defensoria Pública Geral do Estado já estão os defensores Samia Farias, que tentará a reeleição, e Adriano Leitinho.
O certame consiste na formação de uma lista tríplice que será formatada em outubro próximo Feito isso, a lista é enviada para o governador Elmano de Freitas que, por sua vez, fará a escolha do futuro responsável pela DPCE.