O município de Quixadá vai receber, de hoje até sexta-feira, na sede do IFCE, uma série de ações como rodas de conversa, apresentações artísticas e exibições de filmes que destacam a memória, a fé e a ciência popular em torno da quadra chuvosa.
Os eventos encerrarão o 29º Encontro dos Profetas da Chuva, um marco importante da cultura popular cearense. Desde 1996, o evento celebra os saberes populares e a tradição sertaneja de interpretar os sinais da natureza para prever o inverno.
A abertura acontecerá com um Café de Boas-Vindas e a apresentação de repentistas Guilherme Calixto e Edmundo Alves, trazendo a poesia popular como expressão da cultura sertaneja.
Dona Lurdinha
Em seguida, às 18h40, a Roda de Conversa “Celebrando a Quadra Chuvosa” reúne profetas e profetizas da região, o Mestre da Cultura, a professora Dra. Yls Câmara Rabelo, o Dr. Helder Cortez e o professor João Paulo, em um diálogo sobre o inverno de 2025 e a força da tradição oral.
Cinema e tradição
Na quinta e sexta-feira, haverá a Mostra de Filmes que prestará uma homenagem a profetizas da chuva e exibirá produções que retratam o universo sertanejo e as relações entre o homem e o meio ambiente.
Entre os destaques, estão o curta de ficção “A Lenda dos Cavaleiros da Água” (Helen Quintans), os documentários “Profetas da Chuva” (Vitor Grilo e Marcos Moura) e “Profetas da Chuva e da Esperança” (Marcia Paraiso).
As sessões também celebram a memória de mulheres guardiãs desse saber tradicional: Meyrismar Nobre Silveira Dias (21/8) e Francisca Narcisa da Silva (22/8).
SERVIÇO
*Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Avenida José de Freitas Queiroz, 5000 – Quixadá
*Entrada gratuita.