“Em se tratando das três últimas grandes lideranças no Estado, seria ingenuidade não levarmos em conta os interesses individuais de cada um”, aponta o jornalista Nicolau Araújo
Confira:
A foto divulgada no Blogdoeliomar, nesse sábado (27), onde aparecem Tasso Jereissati, Ciro Gomes e Cid Gomes é um dos assuntos mais comentados neste fim de semana, no Ceará, diante de uma proximidade dos irmãos Ferreira Gomes, não vista desde 2022, quando do racha do PDT estadual.
Uma única foto trouxe várias leituras no indefinido e tenso momento que antecede as eleições do próximo ano no Estado.
A leitura que estaria posta é a de uma reaproximação dos irmãos Ciro e Cid, proporcionada por Jereissati, no evento em que o ex-senador foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro – mesmo com reconhecimento tardio – na noite da sexta-feira (26), no Ideal Clube, por relevantes serviços prestados ao Ceará.
Mas, em se tratando das três últimas grandes lideranças no Estado, seria ingenuidade não levarmos em conta os interesses individuais de cada um.
É quando surgem outras leituras.
A começar por Tasso, que faz valer um poder de articulação, aos 76 anos de idade, quando nenhum outro político no Ceará alcançou influência longínqua, desde a época de Padre Cícero (1844-1934), primeiro prefeito de Juazeiro do Norte e eleito deputado federal, aos 82 anos de idade, apesar de não ter assumido o cargo, diante do início da perda de força política.
Também temos Ciro Gomes, pré-candidato não assumido ao Palácio da Abolição, mas com vozes que ecoam país afora, incluindo as forças nacionais do PL e do União Brasil, além da “química” com o PSD… nacional, por ora. A pose de Ciro na foto mostra que o maninho ao lado poderá até não o apoiar, até mesmo porque o PSB no Estado segue no comando de Eudoro, pai do senador e ministro Camilo Santana, principal liderança do PT no Ceará. Mas também mostra que Cid não deverá atrapalhar… por ora.
Já o senador Cid Gomes poderá até disfarçar que teria evitado uma indelicadeza a Tasso. Mas isso não vale para o cara que foi presidente da Assembleia Legislativa, prefeito de Sobral, governador, ministro (mesmo por um curto período) e agora senador. Na pose, Cid mostra que tem o passe político ainda bastante valorizado e que não engoliu a facilidade com que aceitaram Junior Mano como candidato a senador pelo PSB, mesmo que ainda em segredo. Na política, promessa fácil quase nunca é cumprida. E Cid é mestre nessa arte. Tanto faz a compreensão de mestre a Cid, na política ou na promessa fácil não cumprida.
Há também aqueles que apontarão a foto somente como uma foto, nada mais. Mas isso já é figurinha para um outro álbum…
Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido