A superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, Eliane Brasil, recebeu, nesta noite de quinta-feira, durante sessão solene da Assembleia Legislativa, o título de Cidadã Cearense.
A homenagem foi uma iniciativa do deputado De Assis Diniz (PT) e ocorreu em clima de Plenário 13 de Maio lotado.
Eliane Brasil, paraibana, funcionária de carreira da Instituição, fez questão de destacar a homenagem como um reconhecimento ao protagonismo de mulheres que vêm conquistando espaços importantes.
“É um dia para celebrarmos muito. Sou a única mulher superintendente estadual em meio a 10 homens. Estamos num momento em que a mulher ascende a vários postos importantes. Não é à toa que temos a vice-governadora Jade, a vice-prefeita Gabriela e 38 prefeitas. Temos a superintendente do BB do Ceará, Priscila Ribeiro, a presidente da OAB, Christianne Leitão, e outras mulheres desembargadoras. Acho que o Ceará é feminino”, destacou.
Em seu discurso, De Assis destacou qualidades da homenageada e fez questão de lembrar que, no governo federal passado, ela estava “na geladeira”, escanteada não por questão técnica, mas por preconceito político.
“Eliane é uma paraibana cearense, que tem o jeito moleque e competente do cearense. É uma mulher que está empoderada e é uma alegria comemorarmos com ela essa conquista”, frisou o parlamentsr petista.
De Assis, Eliane e seu marido, Euvaldo Bringel.

Presenças
Entre as presenças na sessão solene: diretores e servidores do BNB, o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, o presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, o secretário do Trabalho do Estado, Vladyson Viana, o secretário estadual da Pesca, Oriel Nunes, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), o deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB), Carlos Prado e André Montenegro, estes pela FIEC, Tales de Sá Cavalcante, reitor da FBUni e Organização Educacional Farias Brito, e Honório Pinheiro, dirigente do Grupo Supermercado Pinheiro.