A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os finalistas do 67º Prêmio Jabuti.
No eixo Produção Editorial, concorre na categoria capa o catálogo “Bonito Pra Chover”, da Pinacoteca do Ceará, museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerida em parceria com o Instituto Mirante.
O projeto gráfico da publicação é assinado pelo designer cearense Vitor Cesar Junior, do Estúdio Permitido.
O livro conta com ensaios curatoriais, cronobiografias, reproduções das obras e vistas. Traz, ainda, a seção “Histórias da arte no Ceará”, coletânea de 13 textos de autores que pensam o campo das artes em diálogo com a crítica, história e educação.
“Bonito pra chover”
No sertão, “bonito pra chover” se refere ao céu com nuvens carregadas, prenúncio de chuva, tempo de fartura. A expressão nomeou a mostra inaugural da Pinacoteca do Ceará, com três exposições: “Se arar”, coletiva de 170 artistas; “Amar se aprende amando” e “No lápis da vida não tem borracha”, individuais de Antonio Bandeira e Aldemir Martins.
A partir de uma interlocução com o mestre da cultura João Pedro, xilogravurista de Juazeiro do Norte, Vitor Cesar Junior assinou o projeto gráfico da mostra que abriu o museu, em 3 de dezembro de 2022, e posteriormente foi o responsável pela concepção gráfica do catálogo.
DETALHE – Os vencedores das 23 categorias serão anunciados na cerimônia marcada para 27 de outubro de 2025, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em evento exclusivo para convidados.
Pinacoteca do Ceará é finalista do Prêmio Jabuti 2025
SERVIÇO
*Confira a versão digital do catálogo “Bonito Pra Chover” aqui.