Fortaleza será sede do 16º Congresso Brasileiro de Acupuntura

Hora de discutir acupuntura. Foto: Reprodução

Fortaleza será sede, no período de 13 a 16 de novembro, do 16º Congresso Brasileiro de Acupuntura. O encontro, que reunirá especialistas e quer amplia o debate sobre as Práticas Integrativas em Saúde, ocorrerá no Hotel Gran Mareiro. Em paralelo, acontecerá o Congresso Internacional de Práticas Integrativas em Saúde (PICS). Os eventos são uma promoção da Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).

Com o tema “Promover a saúde é antecipar-se às doenças”, a programação visa ao fortalecimento do papel da Acupuntura e das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como recursos terapêuticos reconhecidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A proposta é incentivar o diálogo, o compartilhamento de experiências e o intercâmbio entre profissionais de diversas áreas da saúde, gestores públicos e privados, representantes governamentais e o público em geral.

Diversidade de públicos 

O 16º Congresso contará com a participação de acupunturistas, profissionais da saúde, gestores municipais, estaduais e federais, representantes do Governo da República Popular da China, autoridades do Ministério da Saúde, parlamentares e entusiastas das PICS. A presença desse público heterogêneo evidencia o crescente interesse pelas terapias integrativas no contexto do cuidado ampliado à saúde.

A programação inclui cursos e minicursos com especialistas do Brasil e do exterior, práticas ao ar livre como Qi Gong e Tai Chi na praia, mesas-redondas, palestras e apresentações científicas. Destaque para temas como fertilização e saúde da mulher sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa, medicina integrativa na saúde pública, neuromodulação, saúde mental, psicossomática, como equilibrar as emoções sob a óptica da Tradição. Também estão previstas homenagens, exposições de livros e uma celebração pelos 68 anos da ABA.

A ABA, com este evento, reforça seu compromisso com o avanço da Acupuntura como parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), reconhecida mundialmente e em expansão no Brasil. A escolha de Fortaleza como sede reafirma também o papel estratégico do Nordeste na consolidação de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à prevenção de doenças.

SERVIÇO

*Hotel Mareiro AFAGO – Avenida Beira Mar, 2380 – Meireles, Fortaleza

*Coordenação: José Nilson Leite Fernandes

*Inscrições: https://www.abacongresso.com.br/

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias