Estado brasileiro que mais concentra empresas portuguesas, em um total de 1,6 mil, o Ceará foi destaque na Forbes Portugal. Segundo a revista, o país europeu se vale de quatro pilares para alcançar grandes resultados: as isenções fiscais no Complexo do Pecém, a política de financiamento do Banco do Nordeste, a atuação da Câmara Brasil-Portugal e a qualificação, inovação e apoio à internacionalização por parte da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
“A educação é a base de tudo, e só através dela iremos ter resposta e pessoas que adicionam valor à indústria”, apontou o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, em entrevista à Forbes Portugal, ao destacar que o setor industrial cearense conta com mais de 19 mil empresas e emprega cerca de 380 mil pessoas, números que confirmam o peso da atividade no desenvolvimento do Estado.
A revista destacou ainda que o Ceará, além de apostar forte na educação,
vem investindo para reter e atrair capital humano qualificado.
“O Ceará tem promovido um ambiente favorável à inovação e à atração de investimentos sustentáveis. O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) destaca-se como um dos principais símbolos desse comprometimento ao abrigar um dos primeiros projetos de hidrogênio verde do Brasil e posicionar, assim, o Estado como protagonista no mercado internacional de transição energética”, ressaltou o governador Elmano.