Quando a brincadeira vira coisa séria, pode transformar a realidade tecnológica e a geração de emprego de um país. Esse é o atual momento na Coreia do Sul, que nesse domingo (16) encerrou a G-STAR 2025, em Busan, uma das maiores feiras da Indústria de Jogos no mundo.
O ex-secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará e deputado estadual Salmito participou da feira, onde cumpriu missão oficial ao lado do reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Wally Menezes; do presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), Rodrigo Terra; e de representantes do Ministério da Cultura (MinC).
“A indústria de games movimenta muitos recursos, envolvendo entretenimento e simulação industrial. A Coreia do Sul é um dos países mais avançados nesse setor e há grande interesse de empresas coreanas no mercado brasileiro. O Brasil é um mercado pujante, e o Ceará se destaca pela melhor latência e conectividade das Américas, atraindo empresas de tecnologia e data centers. Temos um ecossistema favorável, com incentivos tributários e educação de excelência. Nosso objetivo é atrair empresas coreanas para se instalarem no Ceará, aproveitando todas as vantagens competitivas que o estado oferece”, comentou Salmito, que atendeu convite das empresas de games da Coreia do Sul.
O parlamentar cearense participou ainda da assinatura de memorandos de entendimento com a Coreia do Sul, estímulos a coproduções e eventos conjuntos, programas de intercâmbio e formação profissional e iniciativas para atrair operações de IA, data centers e publicadoras, inclusive o estudo para uma publicadora cearense-coreana.
Salmito também tratou da possibilidade de aproximar o Hub de Jogos do Ceará do Busan Global Game Center, criando uma ponte estratégica para inovação, negócios e circulação cultural.