O Sindifort e as demais entidades que compõem as frentes sindicais Fersep For e União Sindical entregaram a pauta da campanha salarial 2026 dos servidores e empregados públicos municipais de Fortaleza.
Uma assembleia geral relizada na sede do Sindifort definiu a pauta da campanha salarial 2026. Tendo em vista que data base das categorias do serviço público municipal é 1º de janeiro, foram definidos pleitos relativos ao reajuste salarial, reestruturação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCSs), reajuste do auxílio refeição, cumprimento dos pisos salariais profissionais e outros.
Reajuste
Com relação ao reajuste, a reivindicação é “ Reajuste geral a partir de janeiro de 2026, a ser aplicado nas remunerações dos servidores e empregados públicos, incluídos os vencimentos base e demais parcelas remuneratórias e indenizatórias, devidas aos servidores por força de lei ou decisão judicial, no percentual referente a recomposição da remuneração dos servidores, apurada pela inflação de 2025, calculada pelo IPCA, somada ao reajuste não concedido em 2021 e ainda ao valor de 3,0% referente ao aumento da contribuição previdenciária advinda da reforma da previdência.
A categoria quer também o pagamento dos valores retroativos dos meses do ano de 2025 em que não incidiu o índice do reajuste uele ano”. Como o IPCA deste ano não está fechado, não há definição precisa sobre o índice, mas a reivindicação deve girar em torno de 14%, estima o Sindifort.
Outro ponto da pauta é a reestruturação dos PCCSs. A maioria dos planos de cargos está com uma defasagem superior a 16 anos, o que acarreta perdas salariais e prejuízos diversos, como a ausência de promoções e progressões funcionais.
A titular da Secretaria de Planejamento e Orçamento de Fortaleza (Sepog), Carolina Leitão, prometeu apresentar uma contraproposta no dia 15 de dezembro.
Até lá, o Sindifort e demais entidades devem seguir mobilizando as categorias, com visitas aos locais de trabalho, assembleias e reuniões.