PubliEditorial – Fortaleza celebra o empreendedorismo feminino com evento especial nesta quarta-feira

Cerca de 10,35 milhões de mulheres empreendem no país – Foto: Adobe Stock

Prefeitura de Fortaleza e Sebrae/CE realizam, no próximo dia 19, encontro para valorizar as empreendedoras cearenses

O empreendedorismo feminino é uma das forças que mais impulsionam a economia brasileira e, de forma ainda mais expressiva, a economia cearense. O Ceará possui cerca de 1,2 milhão de pessoas à frente de negócios formais ou informais. Deste total, mais de 432 mil são mulheres, colocando o estado como o segundo do país em proporção de negócios liderados pelo público feminino.

Para reconhecer essa potência e celebrar o Dia Internacional da Mulher Empreendedora, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMULHER), e o Sebrae/CE promovem nesta quarta-feira (19) um encontro dedicado ao empoderamento e ao fortalecimento econômico das mulheres.

A programação acontece a partir das 18 horas, na sede do Sebrae/CE em Fortaleza, e contará com a palestra da jornalista e escritora Mariana Sasso, que abordará o tema “Empreendedorismo e Protagonismo Feminino”.

Dia Internacional da Mulher Empreendedora

Instituída em 2014 pela ONU, a data é celebrada em mais de 150 países. Empresas, instituições e governos utilizam o dia para promover ações de apoio às mulheres empreendedoras e para reforçar a necessidade de combater as desigualdades ainda presentes no mercado de trabalho e no ecossistema empreendedor.

No Brasil, são cerca de 10,35 milhões de mulheres donas de negócios, representando 34% do total nacional. Entre elas, 52,38% são chefes de família, sendo as principais responsáveis pelo sustento familiar. Apesar disso, 42,5% ainda recebem, em média, até um salário-mínimo por mês.

Outro dado relevante mostra que 66,7% das empreendedoras brasileiras dedicam entre 14h e 45 horas semanais aos seus negócios, muitas vezes conciliando essa jornada com responsabilidades domésticas e cuidados com a família. Essa dupla rotina evidencia a necessidade de políticas públicas, redes de apoio e ações institucionais que fortaleçam a autonomia econômica feminina.

Para vivenciar essa oportunidade, você pode realizar sua inscrição de forma gratuita preenchendo o formulário eletrônico.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias