TJCE empossa hoje Mantovanni Colares e Krentel Ferreira como desembargadores

Mantovani Colares e Krentel Filho - novos desembargadores do TJCE.

Dois novos desembargadores tomarão posse no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), em solenidade marcada para as 16 horas destasexta-feira, no auditório da Escola Superior de Magistratura do Ceará (Esmec).

São eles: Mantovanni Colares Cavalcante e José Krentel Ferreira Filho.

Eles foram escolhidos no final de outubro, sendo o primeiro pelo critério de antiguidade, quando concorreu om outros quatro juízes, e o segundo por merecimento, quando disputou com outros 19 magistrados.

As cadeiras ocupadas pelos novos desembargadores foram viabilizadas a partir da alteração na estrutura do Judiciário, realizada em maio deste ano. Na reestruturação, quando a composição da Corte passou a ter 55 integrantes, cinco vagas de juiz de Direito foram transformadas em dois cargos de desembargador.

Perfil dos novos desembargadores

*Mantovani Colares

Natural de Fortaleza, Mantovanni Colares Cavalcante nasceu no dia 23 de março de 1964. Em 1986, tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A carreira na magistratura estadual começou em abril de 1993, na Comarca de Cariús. Trabalhou como juiz zonal do Crato e como titular da 2ª Vara da Comarca de Granja, na qual permaneceu até ser promovido para a 11ª Vara Cível de Fortaleza, em maio de 1999, onde foi titular até agosto de 2008, quando pediu remoção para a 4ª Vara da Fazenda Pública.

A trajetória inclui também as seguintes funções: juiz auxiliar da Corregedoria junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília; juiz auxiliar da Presidência do TJCE por dois períodos, coordenador da Esmec, por dois biênios; ouvidor da Justiça de 1º Grau; coordenador regional da Escola Nacional da Magistratura – ENM, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); e integrante do Comitê Técnico de Formação e Pesquisa da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados (Enfam).

Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre pela UFC, Mantovanni Colares Cavalcante é professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da UFC desde 2007. Além disso, escreveu quatro livros jurídicos e é coautor de outras 36 obras coletivas. Ainda tem 42 artigos publicados em revistas especializadas.

*Krentel Ferreira Filho

José Krentel Ferreira Filho nasceu na Capital cearense, no dia 27 de setembro de 1963. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no ano de 1987, iniciou carreira na magistratura cearense no dia 5 de abril de 1993, na Vara Única da Comarca de Pereiro. Ainda no Interior, foi juiz titular da Comarca de Jaguaribe e da 1ª Vara de Quixadá. Em 2001, foi promovido a juiz auxiliar de Fortaleza. Na Capital, esteve à frente da 15ª Vara de Família, atuou na 6ª Turma Recursal e, atualmente, era titular da 2ª Vara de Sucessões. Entre as atividades na área administrativa, foi juiz auxiliar da Presidência do TJCE de 2005 a 2006 e, no biênio 2011-2013, esteve à frente da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. (Com site do TJCE).

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

  1. Dois grandes magistrados que honram e dignificam a Justiça cearense. Tive a honra e o privilégio de conviver durante alguns anos com o Krentel na Imprensa Oficial do Ceará onde tive a oportunidade de constatar a seriedade e compromisso no desempenho de suas tarefas. São várias as virtudes que ornamentam seu caráter e personalidade.

    Com o Mantovanni tive o ensejo de melhor conhecê-lo ao tempo em que exerceu a Ouvidoria da Justiça de 1º grau já que, à época, ocupava função na Diretoria da ABO/CE. É um intelectual navegando, com competência, em diversas áreas do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias