Alece 190 Anos – “Queremos ser o primeiro estado brasileiro a extinguir a fome”, diz Aldigueri, na Câmara Federal

Alece é homenageada na Câmara Federal. Foto: Divulgação

Com as presenças do ministro Camilo Santana, do governador Elmano e do líder do governo José Guimarães, todos do PT, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foi homenageada nesta segunda-feira (24), na Câmara Federal, em requerimento da deputada federal Fernanda Pessoa (UB-CE), pelos 190 anos do parlamento cearense.

Em seu pronunciamento, o presidente do Legislativo do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB), destacou a resiliência do povo cearense na superação em tempos difíceis e também no alcance de resultados honrosos, “como uma educação que é referência para o País”.

“É com essa ousadia que queremos ser o primeiro estado brasileiro a extinguir a fome, assim como fomos a primeira província a extinguir a outra chaga da humanidade, que foi a escravidão”, apontou Aldigueri.

Já a deputado Fernanda Pessoa ressaltou que o Ceará, que ao longo de quase dois séculos, enfrentou secas, criou as bases para a educação que hoje é referência nacional, sempre protegeu as liberdades com políticas sociais sólidas, se transformou em um celeiro de lideranças locais e nacionais.

“A Alece nasceu em 1835. É mais antiga que a República, mais antiga que a abolição (da escravatura), mais antiga que as bases modernas do nosso Estado. E permanece firme porque nunca se afastou de sua missão: defender o Ceará e proteger a democracia”, comentou a parlamentar.

O ministro e senador Camilo Santana, ex-deputado estadual e ex-governador do Ceará, disse que a Alece formou lideranças que contribuíram para a construção da democracia e para o crescimento e desenvolvimento do Estado.

O governador Elmano lembrou a Carta Magna atual, elaborada pela Constituinte de 1989, em um momento de renovação política e redemocratização.

“Nosso Parlamento guarda em sua história a memória viva da Assembleia Legislativa e é dever de todos nós preservar esse patrimônio. Da mesma forma tem se modernizado continuamente, se aproximando da sociedade, ampliando a participação cidadão e garantindo que a voz do povo”, afirmou.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias