Com um projeto que propõe solução para monitoramento de consumo de água em cenário de escassez, intitulado “Water Flow”, o estudante Isac Diógenes Bezerra, do Campus Jaguaribe do IFCE, conquistou o segundo lugar nacional do Prêmio Jovem Cientista – categoria Ensino Superior.
Nesta edição, o Prêmio Jovem Cientista recebeu 919 inscrições em todo o país. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Roberto Marinho.
Isac Diogénes é aluno do quinto semestre do curso de Tecnologia em Rede de Computadores, e teve como orientador nessa pesquisa o professor Samuel Paiva.
A solenidade oficial de premiação ocorrerá em fevereiro de 2026, em Brasília.
Projeto
O sistema de monitoramento é formado por três componentes principais, como destaca o pesquisador de 22 anos: um sensor de fluxo de água integrado a um microcontrolador wi-fi que transmite os dados em tempo real; um processador dessas informações e um aplicativo móvel que permite o acesso ao consumo de água do local, seja residência ou qualquer outro formato de propriedade.
Isac Diógenes avalia que a premiação ao trabalho é um ponto de partida, já que ele enxerga muita margem para evolução. “Pretendo ampliar a pesquisa, já que o projeto ainda é um protótipo, uma prova de conceito, e ainda há bastante a evoluir, com testes práticos, em campo, após a validação em ambiente de laboratório”, comentou. “Quero acrescentar a questão do querer, da resiliência, pois, as adversidades não foram motivo para eu parar de me dedicar e de sonhar”, frisou.
Ele também observa que esse tipo de reconhecimento pode motivar estudantes do interior a seguir no mesmo caminho. “Acredito que esse trabalho pode funcionar como um incentivo a outros jovens do interior, que nem eu, a realizar pesquisas, dedicar tempo aos estudos, criar projetos”, destacou. “Podemos mostrar que não precisamos estar nos maiores centros universitários do Brasil para elaborar projetos dignos de grandes premiações”, acrescentou.