A décima quinta edição do Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada chega neste domingo (30) ao terceiro dia de programação, com a exibição de mais de 30 filmes, entre animação, ficção, drama e documentário, na tela instalada na Praça Maria Alice, em Canoa Quebrada, no município de Aracati, Litoral Leste do Ceará, a 150 quilômetros de Fortaleza.
O festival promove encontros com diretores da Mostra Competitiva, além de oficinas de cinema e exibições noturnas. Nesta segunda-feira (1°) e na terça-feira (2), das 14h às 17h, o cineasta mineiro Aleque Eiterer ministra a oficina Curta-Metragem: Da Ideia à Distribuição, no auditório da Escola Zé Melancia, em Canoa Quebrada.
Já na quarta-feira (3), das 14h às 18h, o festival também oferece o workshop Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos e Audiovisuais, com Emanoel Freitas, no Circo Escola Canoa Criança.
Quem são
ALEQUES EITERER é natural de Juiz de Fora – MG, doutor pelo PROLAM – Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina – Universidade de São Paulo e graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Fez a produção de diversos curtas-metragens e como cineasta realizou O Livro,
1999; O Vestido Dourado, 2000; Verdade ou Consequências, 2002; Ausência, 2004, A Demolição, 2007, Abismo, 2011, Araca – O Samba em Pessoa, 2014, e Um Pouco a Mais, 2015. Organiza o CineclubeLGBT+ e é coordenador do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora.
EMANOEL FREITAS é gestor e produtor de projetos e eventos artísticos e culturais com MBA em gestão empresarial pela Universidade da Amazônia e formação internacional em negociação pela BBI Of Chicago. Atua há mais de trinta anos nos segmentos de teatro, cinema, audiovisual, televisão e eventos culturais.
Nas oficinas a participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas por e-mail: produção.curtacanoa@gmail.com ou presencial.
Quem faz
O festival curta canoa conta com apoio cultural da ENEL, produção executiva da J. A. Lima Produções Artística e Cinematográfica, e realização do ISACC – Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará e do espaço SerArá – Cultura e Esporte no Aracati.
Tem também o apoio do Fórum Nacional dos Festivais Brasileiros, da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará, assessoria de imprensa da DÉGAGÉ, e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Mecenas, Casa Civil, e do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual e Lei Rouanet.
SERVIÇO
Festival Latino-Americano de Cinema
Local: Praça Maria Alice, em Canoa Quebrada, Aracati-CE.
Oficinas
Locais: Escola Zé Melancia e Circo Escola, em Canoa Quebrada, Aracati-CE.