IFCE lança livro que cataloga biodiversidade do Parque Botânico

Capado livro lançado pelo IFCE com o Parque Estadual Botânico.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), em parceria com o Parque Estadual Botânico do Ceará, acaba de lançar o livro “Parque Estadual Botânico do Ceará: uma trajetória de preservação”. A publicação é resultado de um projeto de pesquisa cujo objetivo foi elaborar um catálogo atualizado da flora dessa unidade de conservação.

A obra apresenta uma contextualização histórica da região, do processo de criação do parque e reúne o registro de espécies da flora local. A editora do IFCE disponibiliza também uma versão on-line gratuitamente da publicação.

“Proporcionamos aos visitantes a oportunidade de entrar em contato com a natureza por meio de trilhas guiadas, compreender a importância de sua conservação e estimular o sentimento de aproximação e familiaridade em relação aos espaços protegidos e à biodiversidade”, explica a técnica do Parque e uma das autoras do livro, Roberta Rocha.

Parque Botânico

O Parque Estadual Botânico do Ceará é uma das unidades de conservação estaduais sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Situado em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), foi criado em 1996 e inaugurado em 1998. Após quase 30 anos de preservação, abriga hoje uma exuberante diversidade de flora, fauna e fungos.

Em seus 190 hectares de extensão, o Parque protege ecossistemas como mata de tabuleiro, manguezal, carnaubal e mata ciliar. Ao todo, o livro cataloga 328 espécies vegetais pertencentes a 79 famílias, evidenciando a rica diversidade característica das áreas de vegetação litorânea. É uma unidade de conservação de proteção integral aberta ao público e conta com auditório, museu, viveiro de mudas, laboratório, biblioteca, meliponário e trilhas ecológicas.

SERVIÇO

*O Parque Estadual Botânico é aberto à visitação de terça a domingo e promove diversas ações de educação ambiental, como palestras e tours guiados

*Agendamentos de excursões e visitas de campo pelo site da Sema.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias