A concessão da Medalha Bárbara de Alencar para a deputada federal Luizianne Lins (PT) foi aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislafiva do Estado. A homenagem é uma iniciativa da deputada Larissa Gaspar (PT) e foi criada para reconhecer a trajetória política e o compromisso de parlamentares com a defesa dos direitos das mulheres, da democracia e da justiça social.
Ao justificar a homenagem, a deputada Larissa Gaspar destacou o protagonismo histórico de Luizianne Lins:
“Luizianne é uma referência nacional na luta por igualdade de gênero, por justiça social e pela defesa intransigente da democracia. Foi uma prefeita que transformou Fortaleza e segue sendo uma voz firme em defesa das mulheres, das trabalhadoras e dos direitos humanos”, afirmou a parlamentar, que é segunda vice-presidente da Alece.
A solenidade de entrega da Medalha Bárbara de Alencar será agendada pela Alece e contará com a presença de autoridades, movimentos sociais e representantes de entidades ligadas à pauta dos direitos das mulheres.
Medalha
Instituída pela Resolução nº 446/2000 e atualizada pela Resolução nº 729/2021, a Medalha Bárbara de Alencar é concedida, no máximo, a três mulheres ou instituições que se destacam por sua atuação profissional, política ou social na **luta pelos direitos femininos. A escolha é feita pela Mesa Diretora da Alece, mediante indicação da bancada feminina ou de um quarto dos deputados estaduais.