Pesquisadora da Unifor cria gel à base de romã que alivia dor na boca e pescoço

Pesquisadoras comemoram resultado. Foto- Ares Soares

A Universidade de Fortaleza está divulgando uma pesquisa desenvolvida no curso de Farmácia da instituição, que pode abrir caminhos para o tratamento da dor orofacial, condição que afeta estruturas como lábios, língua, bochechas, mandíbula e pescoço.

O estudo, segundo a assessoria de imprensa e marketing da Unifor, resultou no desenvolvimento de uma formulação em gel à base de romã (Punica granatum), a partir do extrato da fruta e de uma base que garante consistência e estabilidade, além de ingredientes que auxiliam na conservação.

O produto é descrito como uniforme, estável e seguro para uso, com destaque pela boa eficácia em comparação com outras terapias. A pesquisa foi conduzida pela professora Regina Dourado, que coordena o curso de Farmácia.

“A fruta sempre atraiu o interesse da população, considerando a beleza do fruto, cor, aroma e sabor, assim também pela comunidade científica em razão da rica composição química e por ser uma fonte promissora de compostos bioativos. Sendo assim, esperamos que o gel de romã seja validado em diferentes aplicações”, pontua Regina Dourado.

Farnácia Viva

A romã, matéria-prima da composição, integra o Programa Farmácia Viva, iniciativa mantida pelo curso da Universidade, por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Fortaleza, o que conecta o desenvolvimento científico à valorização de recursos naturais com potencial terapêutico.

O caso evidencia, além de mostrar como a pesquisa se traduz em inovação, a estrutura acadêmica que sustenta esse tipo de resultado. Pesquisas como essa, segundo Regina Dourado, fortalecem a graduação desde o primeiro semestre, estimulando a cultura científica e a criação de soluções com impacto social.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias