A parceria público-privada que a Cagece mantém com a Ambiental Ceará, está intensificando ações de limpeza preventiva na rede de esgoto da capital cearense, realizando intervenções em cerca de 12km de rede coletora, apenas neste mês de janeiro. Durante a ação, as equipes retiram resíduos descartados incorretamente nas tubulações, o que pode ocasionar em obstruções e extravasamentos.
As ações já ocorreram em Fortaleza em bairros como Parangaba, Maraponga, Passaré, Barra do Ceará e Meireles. Há, tmabém, intervenções em áreas que compreendem a rede hoteleira e aquelas com maior volume de visitantes. Os serviços são realizados prioritariamente no período noturno, após as 23 horas, para minimizar impactos na circulação das vias.
Outras áreas
O Polo Gastronômico da Varjota e a área de barracas da Praia do Futuro também receberão as equipes de manutenção da Ambiental Ceará. Nessas regiões, uma das situações que requer mais atenção é o acúmulo de gordura descartada indevidamente na tubulação.
Para reduzir eventuais impactos negativos na rede, a empresa orienta moradores e empresários da área sobre o descarte correto de resíduos sólidos e oleosos, além de investir em uma tecnologia biológica para reduzir eventuais problemas, o chamado Free-Flow Block.
Trata-se de um produto ambientalmente seguro que utiliza uma combinação de bactérias naturais e enzimas que decompõem a gordura e outros resíduos orgânicos presentes nas tubulações. Com isso, a rede é desobstruída, evitando o acúmulo de materiais no sistema de esgoto que podem causar obstruções.
A Ambiental Ceará também utiliza o equipamento SeeSnake, um robô de videomonitoramento com o qual é possível identificar pontos que demandam mais atenção e/ou manutenção da rede coletora.
Descarte irregular
O descarte irregular de lixo na rede coletora de esgoto continua sendo um dos maiores desafios da manutenção do sistema e a população pode contribuir evitando o descarte indevido de lixo na rede. Apenas em 2025, foram retiradas mais de 430 toneladas de resíduos sólidos do tratamento preliminar (gradeamento) das estações de tratamento.
Além disso, no mesmo período, a empresa realizou mais de 71 mil manutenções no sistema de esgotamento somente de Fortaleza, grande parte dessas intervenções foram necessárias justamente por conta de obstruções causadas pelo descarte inadequado de resíduos.
Entre os itens mais encontrados na rede estão restos de alimentos, óleo e gordura, sacolas plásticas, absorventes, cascas e sementes, tecidos, papéis, preservativos, cotonetes, fio dental, embalagens, cabelos, medicamentos, borra de café, cigarros e fraldas.
Outro ponto que merece atenção da população é o cuidado para que as águas das chuvas sejam destinadas corretamente para o sistema de drenagem e não para a rede de esgoto, pois pode gerar sobrecarga no sistema e aumentar os casos de extravasamentos.
SERVIÇO
*Para denunciar obstruções ou extravasamentos na rede de esgoto, a Cagece orienta aos clientes que entrem em contato com a companhia pelos canais de atendimento disponíveis:
-Central de Atendimento (0800.275.0195),
-Aplicativo Cagece App (disponível para Android e iOS) ou por meio da Gesse, assistente virtual que atende no portal da companhia.