Instituto Mirante lança novo edital do projeto Mapeamento Afetivo

Tiago Santana preside o Instituto Mirante. Foto: Divulgação

O Instituto Mirante de Cultura e Arte acaba de lançar novo edital do projeto Mapeamento Afetivo. Realizada pela Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do organismo, a edição “Territórios” oferece 12 vagas com bolsa-auxílio para pessoas residentes nos territórios do Campo do América, do Moura Brasil e do Poço da Draga. As inscrições ocorrem até 9 de fevereiro por meio da página de Editais do Instituto.

O Mapeamento Afetivo propõe um conjunto de atividades que integram saberes de Artes, História, Antropologia e Sociologia, valorizando a memória e a cultura local por meio do patrimônio. O projeto visa identificar e mapear associações, lideranças, pontos de cultura, patrimônios (materiais e imateriais), guardiãs da cultura alimentar, artistas, empreendedores e jovens protagonistas dos territórios contemplados.

As atividades acontecerão de forma presencial de 30 de março a 30 de junho de 2026, período em que as pessoas selecionadas participarão de aulas teóricas e práticas, pesquisas, entrevistas, registros, sistematização de dados, além de rolês afetivos, oficinas artísticas e encontros comunitários nos territórios.

Processo seletivo

O edital disponibiliza 12 vagas para pessoas maiores de 15 anos e residentes nos territórios do Campo do América, Moura Brasil e Poço da Draga, situados em Fortaleza. Desse quantitativo, 9 vagas serão destinadas a pessoas bolsistas pesquisadoras (3 pessoas por comunidade) e 3 para pessoas bolsistas monitoras (1 pessoa por comunidade). Podem se inscrever para as vagas de bolsistas monitoras apenas pessoas que já participaram das edições anteriores do Mapeamento Afetivo.

Bolsistas pesquisadoras receberão uma bolsa de R$800 e bolsistas monitoras, de R$ 1.000 mensais durante os cinco meses de duração das atividades. O primeiro pagamento está previsto no início das atividades e, ao final de cada mês, é obrigatório entregar o Diário de Vivências (relatório de atividades) e a lista de presença (é preciso ter pelo menos 75% de presença mensal nas atividades).

O Instituto Mirante reservou 73% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas), pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Caso seja uma pessoa que se declare dentro das vagas de políticas afirmativas, é necessário preencher as autodeclarações disponíveis nos anexos do edital.

Cronograma do edital

Inscrições: até 9/2
Resultado preliminar da Etapa 1: 12/2
Período de recursos da Etapa 1: 19 e 20/2
Resultado final da Etapa 1: 23/2
Resultado preliminar da Etapa 2: 27/2
Período de recursos da Etapa 2: 2 e 3/3
Resultado final da Etapa 2: 4/3
Resultado preliminar da Etapa 3: 10/3
Período de recursos da Etapa 3: 11 e 12/3
Resultado final: 13/3

SERVIÇO

*Mapeamento Afetivo Edição Territórios – Inscroção no site institutomirante.org/editais

*Para tirar dúvidas estão disponíveis os e-mails: educativo.mapeamento@institutomirante.org e nupat@institutomirante.org.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias