Internet de alta velocidade avança em escolas públicas do Nordeste e projeto recebe visita de ministro

Acervo Aprender Conectado/Gabriel Ferraz

O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, visita nesta quinta-feira (29), na Paraíba, a Escola Municipal Emeif Severino Ramalho, em Alagoa Grande, a 103 quilômetros de João Pessoa. Ele estará acompanhado do diretor-geral da Eace (Entidade Administradora da Conectividade das Escolas), Flávio Santos.

A escola é uma das 659 que já receberam internet de alta velocidade pelo programa Aprender Conectado na Paraíba, quando mais de 66.507 mil estudantes da rede pública estadual já têm acesso à internet de qualidade nas escolas.

A iniciativa que é executada pela Eace e que integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), coordenada pelos ministérios da Educação e das Comunicações, vai levar internet de alta velocidade a 138 mil escolas públicas brasileiras. Dentro dessa estratégia, o Aprender Conectado é responsável por conectar 40 mil escolas.

Combate a desigualdades

Com foco em reduzir desigualdades, o programa prioriza escolas em áreas de maior isolamento digital, implantando infraestrutura de conectividade em localidades que historicamente enfrentaram ausência ou precariedade de acesso à internet.

No Nordeste, o Aprender Conectado soma 7.238 escolas conectadas e 786.278 estudantes beneficiados. Em todo o Brasil, o programa já alcançou 17.640 escolas, beneficiando 1.760.514 alunos.

Com a conectividade, as escolas passam a integrar o ambiente digital às práticas pedagógicas, ampliando o acesso a plataformas educacionais, conteúdos online, ferramentas de gestão e recursos que apoiam o ensino e a aprendizagem.

Sobre o Aprender Conectado

Implementado em 2022, o projeto é uma das principais iniciativas federais de universalização da conectividade escolar. A Eace é responsável pela infraestrutura, monitoramento, operação e manutenção do serviço, garantindo qualidade e estabilidade no acesso à internet das unidades atendidas.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias