Tudo pronto para o lançamento do Ciclo Ceará Carnavalesco 2026.Vai acontecer nesta quinta-feira, a partir das17 horas, na calçada do Theatro José de Alencar, em Fortaleza, por iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado.
Neste ano, o ciclo traz como tema “Entre cantigas e cortejos, mulheres ecoam a ancestralidade!”, uma homenagem a duas mulheres que representam a força, a resistência e a riqueza da cultura afro-brasileira no Ceará: Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira.
Homenagem
O público poderá conferir o “Encontro dos Patronos – O Orixá do Afoxé”, com apresentação dos Estandartes e Patronos dos Afoxés: Acabaca, Alakayê, Filhos de Oyá, Obá Sá Rewá, Obatalá, Ogum, Omõrisá Odé e Oxum Odolá, além do Batuque do Afoxé Omõrisá Odé.
Também será feita a homenagem a Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira (in memorian), que inspiram o tema deste ano. Para celebrar o momento solene, o Tesouro Vivo da Cultura e do maracatu cearense também estará presente, Mestre Rainha Almeida.
Seleção de projetos
Em sua 19ª edição, o Ciclo Ceará Carnavalesco conta com o aporte financeiro total de R$2.331.000,00 e prevê a seleção de 94 projetos, abrangendo grupos e coletivos dos seguintes segmentos culturais: Maracatus, Escola de Samba, Blocos Carnavalescos, Blocos Tradicionais, Cordões, Afoxés, Culturas Camponesas, Grupos/Coletividades Tituladas Tesouros Vivos, Bailes e Matinês, além de apoio à difusão de repertório carnavalesco.
O Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult-CE) em parceria com o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares e produção da EnCena Produções.
SERVIÇO
*Theatro José de Alencar (calçada) – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro
*Acesso gratuito.