O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Assistência Social, Gabriella Aguiar, vão entregar, às 9 horas desta quarta-feira, o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Mucuripe.
O equipamento foi totalmente restruturado. O investimento foi de cerca de R$ 1,5 milhão.
A ação, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva, faz parte do FORtaleCE, programa que reúne ações conjuntas entre Prefeitura e Governo do Estado para o desenvolvimento de Fortaleza.
Segunda entrega
Esse é o segundo Creas a ser entregue e o décimo primeiro equipamento do pacote de reestruturação da rede de assistência social. Os equipamentos entregues foram sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Serviluz, Conjunto Palmeiras, Mucuripe, Antônio Bezerra, Messejana, Conjunto Esperança e Presidente Kennedy; um Creas, o Alvorada, na Sapiranga; um Centro de Referência, o Janaína Dutra, e um Restaurante Popular, ambos no Centro.
O Creas atua com uma equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, advogados, pedagogos e educadores sociais, preparados para oferecer suporte técnico e emocional aos usuários.
Ações dos Creas
Os serviços oferecidos pelo Creas Mucuripe são: Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), com média anual de dois mil atendimentos para acompanhamento especializado e contínuo, a fim de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo a reincidência de situações de violência; e Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto; além de abordagem social e encaminhamento para programas como o Cadastro Único, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros auxílios sociais.
SERVIÇO
*Creas Mucuripe – Rua Coronel Manuel Jesuíno, 153 – esquina com Avenida da Abolição.