Educação Ambiental – Livro “A Gotinha Nossa de Cada Água” ganha a adesão de 23 municípios

Jornalista Inês Prata Girão é autora do livro. Foto: Instagram

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará firmou com os municípios da Bacia do Rio Salgado o acordo de adesão e aplicação do livro “A Gotinha Nossa de Cada Água”, para ser trabalhada com as crianças do quarto ano das escolas municipais. A cerimônia de adesão ao Programa SRH na Escola ocorreu nessa segunda-feira, em Barbalha, com a presença dos representantes dos municípios.

Presente na cerimônia de adesão, o Secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, explica que a iniciativa representa investimento no futuro dos recursos hídricos da região: “Se nossa missão é não deixar faltar água no Ceará e isso inclui investir na educação ambiental da próxima geração, que são nossas crianças de hoje”.

Ao todo, a SRH já investiu mais de 70 mil cartilhas desde o começo do Programa SRH na Escola, em 2019.

A partir da história de uma Gotinha que explica o ciclo da água e os cuidados ambientais com os recursos hídricos, 10.009 exemplares do livro de autoria da servidora Inês Prata passarão a fazer parte da grade escolar dos 23 municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Salgado: Abaiara, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Caririaçu, Cedro, Crato, Granjeiro, Icó, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Penaforte, Porteiras, Umari e Várzea Alegre.

Educação ambiental

A Gotinha Nossa de Cada Água é um livro didático que leva o conhecimento da água e do meio ambiente para crianças cearenses. O livreto trata de temas relacionados à educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

Cada escola municipal que adere ao programa por meio da assinatura do termo de adesão fica livre para explorar a aplicação do material. Também há oficinas de capacitação aos professores interessados, que são incentivados a explorarem o tema em sala de aula e fora dela, recomendando-se uma aula de campo no açude mais próximo, para que os alunos conheçam de forma prática a importância dos mananciais da sua região e a importância de preservar a água.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

  1. Jornalista Inês Prata sempre maravilhosa. Essa sim uma defensora do meio ambiente desde sempre, não apenas quando “virou moda”. Como se fosse pouco, um ser humano da melhor qualidade, sempre ao lado das causas dos menos favorecidos. Minha Xará querida não é Prata é Ouro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias