A Rede ICC Saúde alcançou um marco histórico em sua trajetória de inovação e excelência assistencial: a realização de mais de 100 cirurgias robóticas no Hospital Haroldo Juaçaba, referência em oncologia.
O número engloba procedimentos em benefício de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), para os quais a possibilidade de acesso à tecnologia era inédita nas regiões Norte e Nordeste até outubro de 2024, além de cirurgias particulares.
Pioneira no SUS
A Rede ICC foi pioneira na disponibilização da técnica para benefício dos pacientes da rede pública e abriu caminho para uma série de estudos científicos com foco na redução das assimetrias assistenciais na saúde do Brasil.
Dessa forma, a conquista simboliza a maturidade de um projeto institucional que une tecnologia de ponta, excelência médica, produção científica e um modelo de cuidado integrado e coordenado, reforçando o protagonismo da instituição no cenário da saúde no Ceará e no Brasil.
Pacientes atendidos
Das 102 cirurgias realizadas, 53% delas atenderam pacientes do SUS e 47% particulares. Em sua maioria, os pacientes são homens. Além de cirurgias robóticas urológicas, a tecnologia também é utilizada em cirurgias ginecológicas, de tórax e abdome.
Os procedimentos são realizados com a plataforma Da Vinci X, uma das mais modernas e seguras do mundo em cirurgia robótica, que permite maior precisão, melhor visualização do campo cirúrgico, movimentos milimétricos e maior controle durante as intervenções, resultando em cirurgias menos invasivas, recuperação mais rápida e melhores desfechos clínicos para os pacientes.
Além disso, por meio de pesquisas que estão sendo conduzidas mediante a utilização da tecnologia, já é possível observar evidências concretas sobre segurança, eficácia, custo-efetividade e impacto assistencial da cirurgia robótica em caso de pacientes urológicos que realizaram prostatectomia radical. As pesquisas, das quais a Rede ICC faz parte ativamente, são financiadas pelo Programa de Apoio à Atenção à Saúde Oncológica (Pronon), iniciativa do Ministério da Saúde voltada para apoiar entidades na realização de projetos voltados para a prevenção, o tratamento e o combate ao câncer.
ANS inclui cirurgia robótica
Esse movimento institucional e científico contribuiu para uma conquista histórica para a saúde suplementar no país: a recente inclusão da cirurgia robótica no rol de procedimentos da ANS que, a partir de abril de 2026, passará a cobrir cirurgias robóticas na área de urologia.
O número de 102 cirurgias robóticas realizadas pela Rede ICC Saúde é resultado da atuação de um corpo clínico especializado, formado por cirurgiões com treinamento específico em oncologia e em cirurgia robótica, e de equipes multidisciplinares que atuam de forma integrada e coordenada, envolvendo enfermagem, anestesiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e diversas outras áreas essenciais para um cuidado verdadeiramente completo.
“Esse marco traduz exatamente o nosso modelo de cuidar ao unir ciência, tecnologia e pessoas de forma integrada, coordenada e centrada no paciente. Aqui, inovação não é um fim em si mesma. Ela existe para gerar acesso, melhorar desfechos e transformar realidades”, reforça Reginaldo Costa, médico cirurgião e diretor técnico do Hospital Haroldo Juaçaba.