O presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB), apresentou, nessa segunda-feira (9), na Estação das Artes, no Centro, a plataforma Zona de Observação e Inovação (ZOI), em uma parceria com a parceria com a Universidade Federal do Ceará e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede).
A iniciativa coloca o Legislativo de Fortaleza entre as casas parlamentares pioneiras do país na adoção de inteligência territorial, por meio de um observatório urbano, para apoiar a elaboração de leis, o acompanhamento de políticas públicas e o planejamento de ações voltadas à população.
“A ZOI reafirma nosso compromisso com Fortaleza. Informação, tecnologia e transparência passam a orientar as decisões do Legislativo, de acordo com a realidade de cada bairro. Com essa ferramenta, ganhamos mais clareza para agir com mais eficácia”, apontou Leo Couto.
Na prática, a ZOI funciona como um observatório digital. A plataforma integra dados de diversas áreas e os transforma em mapas, painéis e indicadores de fácil visualização, como dados populacionais, equipamentos públicos, infraestrutura urbana e indicadores sociais.