O mais leal dos leais políticos à liderança do senador Cid Gomes (PSB), o deputado federal Mauro Filho (PDT) está de malas prontas para deixar o PDT, durante a janela partidária, que ocorre durante 30 dias do início de março ao início de abril. O destino não seria o PSB de Cid, mas o Progressistas (PP) que possui federação com o União Brasil e que no momento se encontra no apoio à pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB).
A ida de Mauro Filho para o Progressistas por certo mexeria no tabuleiro político do Ceará, diante da sua proximidade com Cid Gomes. Assim como a médica deputada estadual Lia Gomes (PSB), irmã de Ciro e Cid, Mauro Filho já declarou que abraçaria o projeto do senador cearense, não necessariamente o projeto do governador Elmano (PT).
Em abril do ano passado, em entrevista ao Blogdoeliomar, Mauro Filho revelou uma conversa com Cid Gomes sobre a possibilidade de disputa de uma das duas cadeiras ao Senado, nas eleições de outubro próximo. Ele não escondeu a vontade de seguir o caminho do pai, Mauro Benevides, que inclusive chegou a presidir o Congresso Nacional (1991/1993), quando senador (1975/1994).
O Blogdoeliomar procurou o deputado federal Mauro Filho sobre o convite de ingressar no progressistas, mas não houve retorno.