Oitenta e cinco candidatos aprovados em concurso para professor na Universidade Estadual do Ceará (Uece) deverão atuar em unidades do Interior, a partir de fevereiro. O ato foi assinado nesta quarta-feira (10), pela secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro. O processo seguiu para assinatura da secretária do Planejamento e Gestão (Seplag), Sandra Machado, e posteriormente deverá ser referendado pelo governador Elmano.
Os novos candidatos classificados no certame para o cargo de professor assistente (Edital 11/2022 – Funece) foram convocados para ocupar vagas não preenchidas ou que tiveram desistência de outros aprovados.
Política de expansão e interiorização
De acordo com a titular da Secitece, a convocação dos novos professores faz parte da política de expansão e interiorização do ensino superior público estadual. “Estamos vivenciando um crescimento na oferta na graduação e pós-graduação jamais visto na história cearense. Esse movimento engloba diversas cidades do interior, que serão impactadas com mais desenvolvimento regional e menos migração de estudantes”, destaca a secretária Sandra Monteiro.
Unidades contempladas
Os novos docentes estão distribuídos nas seguintes unidades da Uece no interior: 19 professores para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc); 11 professores para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil); 21 professores para a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc); 10 professores para a Faculdade de Educação de Crateús (Faec); e 24 professores do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamus (Cecitec).