Com o título “Lembrando a Política!”, eis mais um texto de Fabrício Moreira, advogado e contista. Ele aborda a verve do falecido deputado federal Iranidlo Pereira.
Confira:
Em 1994, o Ceará vivia mais uma intensa campanha eleitoral.
Entre os nomes que percorriam o Estado em busca de apoio estava Iranildo Pereira, então candidato a deputado federal pelo PMDB. Dono de uma personalidade expansiva e de grande facilidade de comunicação, ele participava de encontros partidários e mobilizações em diversas cidades cearenses.
Naquela época, as campanhas eleitorais eram construídas na conversa direta com o eleitor e nas alianças firmadas entre os candidatos. As chamadas “dobradinhas” eram comuns e vistas como importantes estratégias para fortalecer candidaturas e ampliar a presença política nas regiões do interior.
Durante um evento regional do PMDB realizado em Icó, Iranildo, animado pela boa participação popular e pelo clima favorável da reunião, procurou um correligionário do próprio partido que disputaria uma vaga de deputado estadual.
Convencido de que a parceria poderia render bons frutos eleitorais, propôs que os dois seguissem juntos na campanha, formando uma dobradinha para deputado federal e deputado estadual.
O convite foi recebido com simpatia, mas a resposta veio carregada da verve popular que tantas vezes produz as melhores pérolas da política.
Sem perder o humor e com uma sinceridade desarmante, o correligionário respondeu de imediato, arrancando risos dos presentes:
“Iranildo, dois lisos num banheiro só dão escorrego!”
*Fabrício Moreira
Advogado e contista.