A Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará (Funcap), orgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), acaba de adquirir licença de um software que promete ajudar cursos de pós-graduação no Estado. A licença é do software Stela Experta PG, desenvolvido especificamente para orientar e analisar os dados de preenchimento do relatório que é enviado para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).
Integrante da estrutura do Ministério da Educação (MEC), a Capes é responsável por classificar as pós-graduações com uma nota que é calculada a partir de vários fatores, sendo o relatório um dos mais importantes nesse processo de avaliação.
Com o Stela Experta PG, os relatórios, segundo a Funcap, são apresentados com mais qualidade, beneficiando programas de mestrado e doutorado com possibilidade de ascensão de notas.
É a partir da nota da Capes, que varia em uma escala de 1 a 7, que são definidos critérios como destinação de recursos e cotas para bolsistas. Esses recursos, vale ressaltar, são fundamentais para o desenvolvimento científico dos programas e para a formação de novos pesquisadores. O conceito também é decisivo em editais de apoio à pesquisa lançados por várias entidades nacionais e internacionais.
“O Stela Experta PG ajuda a organizar e permite fazer simulações na Plataforma Sucupira, usada pela Capes para o recebimento das informações. Com ele, os pró-reitores, responsáveis pelo envio dos dados, executam o processo de forma mais eficiente e segura”, explica a professor Thereza Magalhães, diretora científica da Funcap.
A Funcap já obteve o cadastramento dos pró-reitores das instituições de ensino superior do Ceará. São eles que irão liberar o uso do software para os coordenadores de cada curso. A expectativa é de que o programa seja usado, de forma gratuita, por todo o sistema de pós-graduação do Estado.